Matriz Museu

Matriz Museu inaugurado – arte sacra da igreja Matriz de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Inauguração do Matriz Museu – arte sacra da Igreja Matriz de Maricá

Aconteceu no último dia 10/08/2018 a inauguração do Matriz Museu. Dessa maneira, durante as comemorações do dia da Padroeira de Maricá, Nossa Senhora do Amparo.

 

matriz museu

O Museu agrega a arte sacra da Igreja Matriz ao longo dos tempos. Logo, traz à tona grande parte da história de Maricá. Coroando uma grande obra de restauração, a criação do Museu, bem como o próprio trabalho de restauro da Matriz,  foi possível graças a patrocinadores privados, sem financiamento público. 

 

 

A abertura da cerimônia de inauguração foi feita pela Orquestra Jovem da Viação Nossa Senhora do Amparo, uma das grandes patrocinadoras da criação do Museu e da obra de restauro da Igreja Matriz, representada também pela presença de um de seus  sócios, o empresário Francisco Caetano

 

A benção foi feita pelo padre Ricardo Dias, enquanto que  o corte da fita foi feita pelos padres Ricardo Dias e Ademar.  

 

Matriz Museu

 

Presentes no evento os membros da comissão responsável pelo projeto de restauração da Igreja Matriz, como a arquiteta Renata Gama,  da Coordenadoria de Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Ciro Quintela, o curador do mais novo museu da Cidade, o professor e historiador Cezar Brum, e a museóloga Priscila Mataruna, entre outros.  Igualmente, autoridades de Executivo também estiveram presentes,  como a Secretária de Cultura Andrea Cunha, e o vereador Marcus Bam Bam, que representou o Legislativo do Município. O Matriz Museu estará aberto para visitação de terça a domingo. Assim sendo, visitas de escolas e entidades poderão ser agendadas na sacristia da Igreja Matriz. O museu é uma grande e importante contribuição para a preservação da memória sacra e  histórica de Maricá.

 

   igreja igreja nossa senhora do amparo

      

 

  Matriz Museu    

 

Um Pouco de História

 

igreja nossa senhora do amparo

 

A Igreja Nossa Senhora do Amparo surgiu da velha Paróquia de Santo Antônio de Sá (atual Igreja de São José). Através do alvará de 12 de janeiro de 1755,  e constitui-se a atual Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Foi inaugurada em 08 de dezembro de 1802. Então, a imagem de Nossa Senhora do Amparo foi abençoada e mudou de lugar. Desse modo, saiu da Capela de São José de Imbassaí.

 

Matriz Museu

 

Construída com mão-de-obra escrava, em aproximadamente 14 anos, na sua parte principal. Feita de pedra e barro, suas paredes de espessura incomum,  assentam  sobre uma elevação de 3 metros.  Essa construção elevada decorre da necessidade de proteção das águas da Lagoa, que na época chegava nas proximidades. Em estilo colonial, janelas altas, seu interior evoca o rococó. Acima de tudo, o altar mor de rara beleza, em transição do barroco com o neoclássico.

 

Mediante o exposto, cumpre esclarecer que a Igreja Matriz  é considerada um marco da cidade, tanto na arquitetura quanto na religião.

 

Então, os horários são de terça à sábado  de 08  às 12:00, 14 às 17:00 e aos domingos  – 07, 10 e 19:00 (durante as missas).

 

Tel: (21)2637-2111.

 

Enfim, a M1NewsTV alegra-se por essa conquista alcançada no Senhor. Não deixem de assistir, nos links abaixo, o acompanhamento das obras feitas pela M1News.      

 

Matriz Museu

 

Foto: Eli Ninja

Enfim, veja também:

====> Projeto de Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo

====> http://tombamento da igreja

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: