Incêndio destrói Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

Compartilhe essa matéria:

Incêndio e destruição do Museu Nacional

“A destruição do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, ocorrida na noite deste domingo (2/9), é lamentável. E, acima de tudo, exige uma apuração das causas do incêndio. Além, é claro, da responsabilização das autoridades e agentes públicos encarregados da preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro.”

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), divulgou nota, na qual a instituição que cultiva desde 1843 a cultura e a educação jurídicas no País, sendo a mais antiga das Américas, lamenta profundamente a perda do importante acervo do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

Incêndio museu nacional
Chamas destroem Museu Nacional , na Quinta da Boa Vista.

Ressalte-se que o Museu Nacional era mantido por meio do especializado e cuidadoso trabalho de cientistas e pesquisadores brasileiros, empenhados em preservar a nossa memória histórica e científica.

O levantamento completo do acervo destruído ainda não pôde ser realizado. De acordo com a assessoria, no momento em que houve o incêndio, os quatro seguranças que estavam no prédio conseguiram escapar.

História do Museu Nacional 

Museu Nacional
Foto: Paulo R C M Jr

Com 200 anos de existência e um acervo composto por mais de 20 milhões de itens, o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil e um dos maiores museus de ciências naturais e antropológicas do mundo. O palácio serviu de residência à família real portuguesa e à família imperial brasileira, além de ter sediado a primeira Assembleia Constituinte Republicana.

Investimentos na prevenção 

Esse verdadeiro monumento acadêmico e científico foi mais uma vítima, certamente, da falta de investimentos elementares na prevenção contra esse tipo de sinistro. E, principalmente, uma vítima do descaso com que são tratadas a Cultura e a Educação no País.

incêndio Museu Nacional
Foto: Halley Pacheco de Oliveira

De acordo com o diretor de Preservação do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, João Carlos Nara:

“ O dano é irreparável.”

De fato, o museu possui verba destinada à sua manutenção de R$ 520 mil anuais. Entretanto, desde 2014 não vinha recebendo essa verba, devido a seguidos cortes no orçamento. Por este motivo, apresentava sinais visíveis de má conservação, a saber: paredes descascadas e fios elétricos expostos. Deste modo, foi nessa situação de abandono que o museu completou em junho de 2018 200 anos de história.

Antes de mais nada, o incêndio iniciou após o encerramento do horário de visitação e atingiu os três andares do museu. Pouco depois, foram acionados bombeiros de quatro quartéis, que chegaram rapidamente ao local. Entretanto, às 21 hs o fogo ainda encontrava-se fora de controle, com grandes labaredas e estrondos ocasionais.

Portanto, coleções inteiras foram destruídas pelo fogo. Do mesmo modo, duas exposições que estavam em duas áreas da frente do prédio principal também foram consumidas no incêndio.

Fonte: IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros) e EBC/Agência Brasil

Foto destaque:  Incêndio atinge prédio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade – Vitor Abdala/ Agência Brasil

Veja também:

===> Inauguração Matriz Museu – arte sacra da igreja Matriz de Maricá

===> Declaração Universal dos Direitos Humanos – Exposição obras inéditas

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Incêndio destrói Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

Comments are closed.