Maricá reúne indústria, comércio e serviço no Encontro de Negócios
Empresários de diversos setores se reúnem em Maricá
Encontro de Negócios em Maricá reúne empresários dos municípios de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Rio de Janeiro e outros. Com efeito, o evento foi promovido pela Prefeitura de Maricá e Sebrae/RJ, com apoio da Rede Petro Rio.
Assim, neste Encontro de Negócios, o Cine Teatro Henfil, recebeu empreendedores para conhecerem a realidade e o futuro de Maricá. De fato, o objetivo do encontro foi não somente fortalecer as atividades econômicas do município, como também fortalecer as atividades dos empresários locais, além de incentivar parcerias estratégicas entre empresários.
A princípio, um café de boas vindas, seguido pela apresentação dos representantes dos setores envolvidos no Encontro de Negócios, a saber:
- Sandro Lima -Coordenador de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
- Jorge Braga – Associação Comercial de Maricá;
- Alan Novais – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá;
- Rafaela Rosa – Rede Petro Rio;
- Juliana Marinonio – Sebrae Leste Fluminens
- Paulo Santos – CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá;
- José Orlando Dias – Presidente da Codemar
- Igor Sardinha – Secretário de Indústria e Portuária de Maricá
- Celane Barreto – Presidente Institucional da Rede Petro Rio;


Palestra do Encontro de Negócios: “Perspectivas e Oportunidades de Maricá para Micro e Pequenas Empresas“
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais, no Encontro de Negócios
Sobretudo, o secretário enumerou pontos que estão sendo trabalhados em favor das empresas e empresários:
- desburocratização da abertura de negócios na cidade,
Com efeito, a Casa do Empreendedor, que funciona no prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM), agiliza a abertura de negócios. Do mesmo modo, os empresários tem acesso, no mesmo local, ao Plantão Fiscal, o Atendimento Empresarial, a Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), o Sine, e o Sebrae.
- capacitação de empresários locais por meio dos cursos e seminários:
Em virtude de cursos gratuitos, a saber, gastronomia e hospedagem e outros, além do Seminário Empretec com metodologia da ONU do Sebrae/RJ. Acrescente-se também capacitação por outras entidades, a saber CRAS.
- demanda ao Poder Executivo para priorizar a compra com empresários e comerciantes de Maricá,
- facilidade de acesso ao crédito para os empreendedores da cidade com taxas de juros mais baixas que as praticadas no mercado,
- parcerias com institutos e universidades para Maricá: IFF, UFF, UFRJ, portanto qualificação para os moradores
- investimento com obras de infra estrutura no município,
- busca de parceria com o governo estadual visando a criação de parque industrial. E, consequentemente, a redução e isenção de impostos para indústrias que queiram se instalar nesse parque.
Ainda mais, foi destacada a grande participação das mulheres empreendedoras em Maricá. De fato, Novais honrou as mulheres empreendedoras por sua luta!
o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, no Encontro de Negócios
Nesse momento, o presidente da Codemar aponta não apenas a importância do aeroporto como pólo logístico para as empresas que queiram se instalar em Maricá, como também o petróleo como fatores para o desenvolvimento do município.
Assim sendo, Orlando afirmou o interesse de redes hoteleiras de se instalarem no município e das operações de logística offshore que devem iniciar no aeroporto de Maricá.
“Temos cadeias de hotéis nos procurando. Tem empresa ligada à gastronomia e serviços gerais e limpeza de aeronave em contato, além de escolas de treinamento. Isso já está em movimento no município.”
o secretário de Indústria e Portuária, Igor Sardinha, no Encontro de Negócios
Antes de mais nada, Igor Sardinha explicou a situação atual do processo de licenciamento da obra do Terminal de Ponta Negra. Com efeito, afirmou que apesar da redução no projeto original, este ainda é o maior empreendimento privado do país para os próximos anos. Veja aqui no vídeo.
Porto de Jaconé – geração de 10 mil empregos e demanda por serviços indiretos.
Em resumo, o secretário revela que com a redução do projeto, o porto não está mais na zona de interferência dos beach rocks. Desse modo, o Juiz da 3 Vara Federal de Niterói determinou calendário de reuniões técnicas, a saber em setembro, outubro e novembro/2018. Portanto, nessas reuniões, Ministério Público, Prefeitura de Maricá, empreendedores e órgãos ambientais discutirão e buscarão consenso para concessão da LI, a saber Licença de Instalação. Em outras palavras, a liberação da obra.
Sem dúvida, a liberação da obra seguida da licença de operação, permitirá o início do funcionamento do porto. O funcionamento de um empreendimento que deverá gerar cerca de 10 mil empregos e demanda por serviços indiretos.
Porto de Jaconé – priorizarão de contratação de mão de obra local
Prosseguindo, o secretário informa que a população local terá acesso, facilidade e oportunidade aos empregos gerados pelo Porto de Jaconé. Nesta segunda parte, Igor explica de que forma a Prefeitura e a empresa construtora do Porto, a DTA Engenharia priorizarão a contratação de mão de obra local.
Igor também anuncia a criação de fundo de qualificação profissional para os moradores de Maricá, que, deste modo, serão preparados e poderão se habilitar à contratação.
O secretário esclarece que o fundo de qualificação profissional receberá aporte financeiro da Prefeitura de Maricá e da DTA Engenharia.
Infraestrutura urbana – Saneamento – Água e esgoto
Nesta terceira parte, o secretário de Maricá fala sobre infraestrutura urbana do município, a saber, água e esgoto.
Dessa maneira, Igor comunica o estabelecimento de novo contrato a ser firmado com a Cedae. Neste contrato será revista a responsabilidade pelo saneamento do município, como também estabelecerá sobre o fornecimento de água e sobre as obras necessárias na barragem de Tanguá.
Estatização Transporte Público de Maricá – Igor Sardinha – parte 4
Nesta última parte, o secretário informa o encerramento, em 2019, do contrato de concessão de transporte público do município com as empresas privadas. Em seguida, anuncia a intenção da Prefeitura de estatizar todas as linhas de transporte urbano do município.
Logo após, informa o interesse da prefeitura em adotar energia limpa, a saber: ônibus elétrico e movidos a hidrogênio.
Acrescente-se que o projeto da prefeitura de Marica é que esses veículos sejam produzidos no município, gerando emprego e renda.
Futuro de Maricá
E, conforme Igor Sardinha:
“…solidificar Maricá. Sair de uma cidade petrorrentista para uma cidade importante dentro da economia do petróleo…para que Maricá possa abrir suas portas com o aeroporto, com o porto e com a proximidade do Comperj. Que Maricá possa se transformar numa das grandes bases do país para exploração do petróleo.”
Maricá: Cidade de Oportunidades – vídeo divulgação – Codemar – Prefeitura de Maricá cedido a M1NewsTV para divulgação
Sessão de Negócio
Enfim, a sessão de negócio é o momento do encontro, isto é, o momento dos empresários se apresentarem. Dessa forma, os empresários se reuniram em mesas e apresentaram uns aos outros seus produtos e serviços. Ou seja, os empresários fizeram a divulgação de suas empresas, trocaram cartões de visitas, folders e catálogos. Afinal, este é um dos objetivos do Encontro de Negócios: incentivar parcerias estratégicas entre empresários.
Fotos e imagens exclusivas da M1NewsTV Maricá Notícias.
Veja também:
===>Workshop Atendimento com Qualidade – ONG Rosa Choque – Inscreva-se!
===>Programação de setembro do Grupo Rosa Choque – Confira e participe!
===>Prêmio Norman Borlaug 2018 à Dra. Leila Macedo
9 thoughts on “Maricá reúne indústria, comércio e serviço no Encontro de Negócios”
Comments are closed.