Norman Borlaug

Prêmio Norman Borlaug 2018 à Dra. Leila Macedo

Compartilhe essa matéria:

A M1NewsTV apresenta mais um programa “Cafezinho com Simone Boechat”, no qual entrevista a ilustre moradora de Maricá, Dra. Leila dos Santos Macedo.

O Prêmio Norman Borlaug 2018 de Sustentabilidade foi consagrado a Dra Leila dos Santos Macedo, moradora de Maricá. Antes de mais nada, Dra.Leila Macedo é Ph D em Microbiologia e Biossegurança. E, atualmente, atua como Consultora Internacional nesta área, após ter desenvolvido trabalho no Brasil e no exterior ao longo de 38 anos.

Esta entrevista em vídeo tem quatro partes. Assista aqui a primeira parte.

https://youtu.be/R_qSaG6Quh4

Norman Borlaug, o pai da agricultura moderna

Norman Borlaug

Inicialmente, na nossa entrevista, Dra. Leila Macedo expõe o trabalho d”O homem que alimentou o mundo”- Norman Borlaug – considerado o “pai da agricultura moderna“. Consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1970, pelo seu trabalho no qual acreditava que “para garantir a paz no mundo era necessário alimentar os esfomeados do planeta”. 

Norman Borlaug era biólogo vegetal especialista das doenças das plantas e geneticista, especialista no rendimento dos cereais. Desenvolveu variedades de alto rendimento de arroz, alimento de base nos países asiáticos. Além de variedades de trigo e cerais mais produtivos e mais resistente à doenças. Consequentemente, em duas décadas, a América Latina, o Médio Oriente e a Ásia tinham entrado na era da “revolução verde”.  Portanto, países como México, Índica, China e Brasil tornaram-se auto suficientes na produção de seus alimentos de base.
 

PhD em Microbiologia e Biossegurança – Dra. Leila Macedo

Norman Borlaug, Leila Macedo
 
Dessa maneira, seguindo os passos de Norman Borlaug, a Dra. Leila Macedo trabalhou para o desenvolvimento do agronegócio sustentável no Brasil pelos modernos processos da biotecnologia.  

Sobretudo, a história da trajetória da Dra. Leila Macedo se confunde com a trajetória da biotecnologia no Brasil. Em 1995, trabalhou, na FioCruz juntamente com a Embrapa, tanto na elaboração quanto na aprovação da Lei de Biossegurança, a saber, Lei 11.105. Posteriormente, sua contribuição colocou o Brasil como protagonista na área de biotecnologia, a saber:

  • primeiro feijão transgênico resistente a vírus,
  • mosquito do bem para controle da dengue – o mosquito do bem.
  • cana resistente a broca, etc.

Sem dúvida que Dra Leila Macedo mudou o cenário nacional, de importador para exportador. E, dessa maneira, posicionou o Brasil como segundo maior produtor de alimentos do mundo.

 

Biossegurança dos transgênicos

Assista aqui a segunda parte.

https://youtu.be/c5DT7WZTfyc

 

Norman Borlaug
 
Em seguida, Dra Leila Macedo fala sobre a segurança da vida, ou seja, a biossegurança. Então explica que por intermédio da Lei de Biossegurança, todo alimento e medicamento geneticamente modificados são obrigatoriamente verificados. Sendo, dessa maneira, avaliadas sua segurança para saúde humana, animal e para o meio ambiente.
 
 
 
Norman Borlaug
 
Na segunda parte da nossa entrevista, Dra Leila Macedo revela dados polêmicos sobre a transgenia.
Acima de tudo, declara que os produtos agrícolas geneticamente modificadosque estão hoje sendo comercializados, são seguros não somente para a saúde do homem, como também para o meio ambiente. Além disso, apresenta as vantagens dos produtos transgênicos em relação aos não transgênicos, a saber:
  • mais seguros,
  • mais saudáveis,
  • mais produtivos,
  • mais economicamente viáveis.

E, como exemplo, fala do milho BT e do feijão desenvolvido pela Embrapa.

De acordo com a Dra Leila Tavares a biotecnologia é a responsável pela agricultura e pecuária representarem atualmente 40% do PIB brasileiro.
Confirmando, consequentemente, o pensamento: 
Brasil, o celeiro do mundo.”
 

GMOs/transgênicos liberados para consumo:

Assista aqui a terceira parte.

https://youtu.be/RwhAI4vYZMI

 

 

Norman Borlaug
 
Nesta terceira  parte, Dra Leila Macedo fala sobre a participação do milho e da soja em 80% dos produtos manufaturados, inclusive na ração dada aos gados. Por analogia, fica visível que o gado também consome produtos transgênicos tanto quanto o ser humano. 

 

Sob o mesmo ponto de vista, a cientista relaciona alguns alimentos transgênicos liberados para consumo, a saber:

 

  • cana de açúcar,
  • mamão,
  • batata,
  • tomate,
  • algodão. 
Norman Borlaug
 
Logo depois, a cientista revela qual foi o significado para ela da homenagem com o Prêmio Norman Borlaug. Declarando que, de acordo com estudos da ONU referentes ao crescimento da população mundial, a transgenia é fundamental para a produção de alimentos que abastecerá o mundo. 
 
 
 
Em suma, a biotecnologia é necessária para transformar a realidade, porque, de acordo com a Lei de Malthus:
“A população mundial cresce em progressão geométrica (PG), enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética (PA).” 
 

Terceira geração de transgênicos:

Dra Leila Macedo revela que, com a evolução da biotecnologia, teremos produtos com melhor qualidade: a terceira geração de transgênicos.
Norman Borlaug
 
De acordo com a cientista esses transgênicos não somente serão mais produtivos, com também terão uma durabilidade maior. E além disso, serão utilizados como remédios.
Dessa maneira, anunciou o arroz recentemente desenvolvido que servirá para controlar o vírus da AIDS. Entretanto, este arroz transgênico ainda não está sendo comercializado. Visto ser necessário tempo de 10 a 20 anos para desenvolvimento, aprimoramento e liberação do GMO (organismo geneticamente modificado) para consumo.  
 

Amor por Maricá

Assista aqui a última parte.

https://youtu.be/xjAFjaiR4IU

 

ONG Rosa ChoquePor fim, Dra Leila Macedo se disponibiliza a contribuir com qualquer pessoa que tenha dúvida ou que busque maiores esclarecimentos a respeito do tema.

Dessa forma, comunicou que contatos para essa colaboração poderão ser feitos através da ONG Rosa Choque, que tem trabalho pioneiro com as comunidades do município.

Essa contribuição poderá ser ou por intermédio de atualização de professores, ou atualização da sociedade ou até mesmo de equipe de governo.

Assim como, na colaboração para aqueles que buscam um trabalho em sua lavoura. Ou seja, contribuir de modo a aumentarem a produtividade e reduzirem as perdas.

 

Prêmios da Dra. Leila Macedo:

  1. Prêmio Norman Borlaug 2018 de Sustentabilidade, conferido pela ABAG Associação Brasileira do Agronegócio. Prêmio recebido em razão de sua contribuição ao desenvolvimento do agronegócio sustentável Brasil;
  2. Prêmio Heroína da Biossegurança Mundial de 2015, conferido pela Federação Internacional de Biossegurança. Prêmio conferido em razão de sua preocupação em estabelecer normas para avaliação de risco da biotecnologia;
  3. Prêmio em 2012, conferido pela Academia de Ciências de Nova York, em razão do reconhecimento de seu trabalho no Brasil.

Norman Borlaug

Finalizando, a Dra. Leila Macedo deixa uma mensagem de amor para a cidade que escolheu morar:

“Espero realmente contribuir para a cidade do meu coração”.

Norman Borlaug

Enfim, Dra. Leila Macedo estará com outras cinco cientistas, participando do Encontro com os Presidenciáveis na CNA 2018.  De fato, esse encontro acontecerá no dia 29 de agosto de 2018, das 9 às 18 horas, na sede da entidade, em Brasília. 

O encontro foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Conselho do Agro. Assim sendo, propiciará um diálogo entre os produtores rurais, as lideranças do setor e os presidenciáveis.

Na oportunidade, os candidatos receberão o documento “O Futuro é Agro 2018-2030”. Referido documento foi elaborado pelas 15 entidades do setor agropecuário que integram o Conselho do Agro.

Veja também:
 
 
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: