fumo

29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo. Livre-se disso!

Compartilhe essa matéria:

Fumo : Livre-se disso !

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi criado em 1986, pela Lei Federal 7.488. A princípio, a lei visa a alertar a população para os malefícios advindos com o uso do fumo, a saber:

  • sociais,
  • políticos,
  • econômicos e
  • ambientais 

fumoO tabagismo é uma doença, classificada como dependência da droga nicotina, presente no tabaco, quer seja no cigarrocigarrilha, charuto, cachimbo, como também no cigarro de palha, fumo de rolo ou ainda no narguilé.

A nicotina atinge o cérebro rapidamente, entre 7 e 19 segundos, após sua absorção, e libera substâncias que propiciam sensação de prazer e bem-estar. Por este modo, o cigarro é usado várias vezes ao dia, quer seja para prazer ou quer seja para relaxar do stress. 

Dia do Combate ao Fumo: você pode parar !

fumo

Antes de mais nada, o cigarro ainda mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. No Brasil esse número chega a 200 mil, sendo que 10% dessas mortes são de fumantes passivos, isto é, aquelas pessoas que não fumam, mas convivem com fumante.

Portanto, veja o que acontece com seu corpo quando você deixa de fumar:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas, não há mais nicotina no sangue;
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Após 2 dias, a pessoa passa a sentir melhor os cheiros e sabores;
  • Após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

fumoHoje você pode parar!  Mesmo sendo difícil, saiba que é possível! E você tem ajuda!

Como parar de fumar

O tratamento requer orientações sobre como parar de fumar, como resistir à vontade de fumar e, principalmente, como viver sem cigarro. Além disso, é necessário o autoconhecimento dos motivos que levam ao fumo, visto ser complexa a dependência da nicotina.

Sobretudo, O SUS oferece tratamento para tabagismo em mais de três mil municípios brasileiros, com profissionais de saúde capacitados, materiais de apoio e medicamentos gratuitos.

Então, para mais informações acesse: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismo/tratamento-do-tabagismo

 

fumo

O INCA é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com Estados e Municípios e Distrito Federal. A Rede foi organizada, seguindo a lógica de descentralização do SUS para que houvesse o gerenciamento regional do Programa. Cabe lembrar que desde 1989, o INCA desenvolve ações voltadas para o tratamento do tabagismo.

 

Veja também:

===> Carga viral e transmissão-HIV/AIDS-novos dados

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo. Livre-se disso!

Comments are closed.