água potável

Água e esgoto não são de competência da Prefeitura e sim do Estado

Compartilhe essa matéria:

Enfim, a esperada solução para água e esgoto!

Sim, é verdade! Água e o esgoto não são responsabilidade municipal, mas é prioridade para o nosso desenvolvimento. Em entrevista exclusiva a M1News, o secretário de Industria e Portuária, Igor Sardinha, esclarece diversos pontos sobre essa questão.

 

Assista aqui no vídeo, a primeira parte da entrevista:

 

 

A priori, o secretário explica à população de que água e esgoto são de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Água e Esgoto, Cedae. Entretanto, anuncia a intenção do município em assumir a responsabilidade do esgoto. Da mesma forma, o município tenciona assumir compromisso de dotar a Cedae com recursos. De fato, os recursos para construção da barragem necessária para solucionar o problema de água em Maricá.   

 

Logo depois, construção da barragem em Tanguá, priorização na contratação de mão de obra local e responsabilidade pelo esgoto

 

Assista aqui, no vídeo:

 

 

Em seguida, o secretário fala sobre as obras necessárias. Então, afirma que o mesmo espírito que rege a contratação de mão de obra local para a construção do porto será o mesmo para a construção da barragem de Tanguá.

 

Entretanto, Sardinha frisa que as obras referentes à barragem serão realizadas pela Cedae. Dessa maneira, a questão da priorização na contratação da mão de obra local não será de gerência da prefeitura. Apesar de que a prefeitura poderá trabalhar este aspecto.

 

De acordo com Igor Sardinha, existe uma determinação da Prefeitura de Maricá em assumir a ampla responsabilidade pelo esgoto do município.

 

Sob o mesmo ponto  de vista, a Estação de Tratamento de Esgoto em Itaipuaçu

Assista aqui:

 

 

Semelhantemente, Sardinha comenta a situação do esgoto. Apesar de não poder estabelecer data para início da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Itaipuaçu, o secretário garante posição do município quanto a :

  • assumir a responsabilidade pelo saneamento,
  • dotar recursos para construção da barragem de Tanguá e
  • interesse na assinatura de novo acordo como a Cedae 

 

Enfim, Igor Sardinha destaca a necessidade de implantação do abastecimento de água e esgoto. De fato, medidas necessárias como atrativo para estabelecimento de indústrias no município, e consequentemente, o progresso.

 

Enfim, o esperado aconteceu:  Prefeitura assina convênio com Estado do Rio de Janeiro e Cedae para resolver abastecimento de água em Maricá

 

A solução definitiva e amplamente aguardada para a questão da água no município: Foi assinado nessa terça-feira (30/10) convênio da Prefeitura de Maricá com o Governo do Estado e com a Cedae

 

O valor do investimento será de R$ 260 milhões no sistema de abastecimento de água Tanguá/Maricá com a construção de uma barragem, localizada entre a divisa dos municípios de Tanguá e Rio Bonito. Trata-se do primeiro modelo no estado de uma Parceria Público-Público. Além disso, pelo convênio a prefeitura também vai assumir o serviço de tratamento de esgoto no município.

 

A construção da barragem em Tanguá formará um lago com mais de 550 hectares e terá uma vazão de 800 litros de água por segundo para abastecer Maricá e a própria Tanguá. Após formalização do convênio, a prefeitura vai contratar o projeto executivo da obra, para que depois haja a licitação para a construção propriamente dita do empreendimento.

 

Parceria público-público

O Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, destacou:

 

“O que estamos realizando aqui hoje e fiz questão que esse convênio fosse formalizado no meu governo é algo inédito e a prova de que, independente da coloração política, o importante é atender a população.” 

 

O primeiro modelo público-público do país também esteve presente na fala do presidente da Cedae. Para ele, a construção da barragem será uma solução histórica para Maricá a ser seguida por outras cidades que também sofrem com a falta de água.

 

“O espírito público do prefeito ajudou muito para remover as barreiras burocráticas. Foi um grande trabalho realizado a quatro mãos pelos técnicos da Cedae e da Prefeitura”, falou Jorge Briard.

 

Outras obras necessárias no município

 

Inicialmente, sobre o abastecimento de água

 

 

Também está prevista:

  • construção de uma adutora com 23 quilômetros  de extensão, capaz de levar a água à cidade,
  • a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro do Flamengo,
  • a construção de uma nova ETA em local ainda ser definido,
  • uma adutora de água tratada até São José de Imbassaí, além de
  • um reservatório com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, também em São José de Imbassaí.

 

Finalmente, além da água, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

 

água

 

Também presente ao evento o Coordenador de Saneamento do município Irinaldo Cabral da Silva, informou que para tratar todo o esgoto será necessário um investimento de R$ 200 milhões. Serão construídas duas estações de tratamento de esgoto para realizar o saneamento no Centro, Inoã e Itaipuaçu.

 

“Também vamos criar um cinturão em volta da Lagoa para evitar a sua contaminação com esgoto e a construção de uma rede separadora absoluta, que vai coletar o esgoto das casas, rua por rua”, disse Irinaldo.

 

Foto Destaque:Estação de tratamento de água de Coronel Fabriciano(MG). Autor: HVL. 

 

Veja também:

 

===>Maricá reúne indústria, comércio e serviço no Encontro de Negócios

===>Terminal de Ponta Negra – obra do porto está próxima de ser liberada

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: