transporte sustentável

Transporte sustentável: nova realidade para a população de Maricá

Compartilhe essa matéria:

SUSTENTABILIDADE COMO FUTURO AMBIENTAL, INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO

A população de Maricá assistirá nesta sexta-feira (14) um novo passo para o município. Antes de mais nada, a assinatura do Memorando de Entendimento com a Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. De fato, parceria com o governo Fabiano Horta, que trará uma série de ações da universidade para  município na área de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.  Dentre as medidas, desenvolvimento de transporte sustentávelnova tecnologia movida a hidrogênio, ou seja ônibus híbridos,  e outras energias complementares (solar e etanol), cursos educacionais do setor.

Com efeito, o recurso dos royalties do petróleo, energia poluente e finita desencadeando o arco produtivo e tecnológico para limpar a matriz energética. O objetivo da proposta é trazer cada vez mais a UFRJ para Maricá. E, consequentemente, transformar a cidade num polo industrial a base de energias sustentáveis e fontes renováveis. Consequentemente, gerando emprego, conhecimento e diversificando a economia com um dos setores aos promissores de todo o mundo. É o primeiro passo para construção do Parque Industrial Sustentável que gerará receita, conhecimento e oportunidades de emprego na cidade.

Primeiro passo para construção do Parque Industrial Sustentável de Maricá.

Dessa forma, a assinatura do Memorando de Entendimento entre a UFRJ e Maricá será realizada nesta sexta (14) . Momento inesquecível que será, às 11 hs, no Gabinete do prefeito – Paço Municipal (Rua Álvares de Castro, 346, Centro – Maricá (RJ).

Sem dúvida, energia limpa e sustentável e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis chegam em Maricá!

Ônibus híbrido a hidrogênio H2+2 – o transporte sustentável com energia limpa para os maricaenses

Antes de mais nada, o que é um ônibus elétrico-hidrogênioônibus híbrido a hidrogênio H2+2?  Ora, o ônibus elétrico-hidrogênio, o H2+2, é um veículo híbrido. Ou seja, ele é movido a energia elétrica obtida da rede convencional. E, posteriormente, complementada com a energia produzida a bordo. Em suma, a energia é produzida por meio de uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio e pela regeneração da energia cinética. Além disso, é um ônibus silencioso, não poluente, mais eficiente e seguro.

transporte sustentável, ônibus elétrico-hidrogênio
Professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ.

Portanto, o ônibus elétrico-hidrogênio combina alta eficiência energética sem emissão de poluentes, logo energia limpa e sustentável. Para os passageiros, o H2+2 terá um grande diferencial: o ônibus sustentável é muito mais silencioso do que aqueles movidos a diesel.  O ônibus foi desenvolvido na Coppe/UFRJ sob a coordenação do professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ. Desse modo, o veículo é o único com tecnologia 100% brasileira. E, como resultado, foi lançado durante a Rio+20, evento promovido pela ONU em 2012, no Rio de Janeiro.

Final de Regime de Concessão do Serviço de Transporte

Em entrevista exclusiva à M1NewsTV, gravada em setembro de 2018, o secretário de Indústria e PortuáriaIgor Sardinha, revelou o futuro do transporte público de Maricá. Nesta parte da entrevista, Igor Sardinha fala sobre o fim da concessão do transporte público e a implantação do novo sistema, a saber: transporte sustentável.

Clique no vídeo e assista a primeira parte da entrevista: (M1NewsTV, a número 1 de Maricá)

Em suma, a Prefeitura irá oferecer todo o serviço de transporte público, após o encerramento  do contrato de concessão vigente. Isso, de acordo com nossa Constituição Federal em seu artigo 30, item V:

Art. 30. Compete aos Municípios:   V –  organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;

Certo que a prefeitura é a responsável primária pelo transporte público urbano, e, segundo o secretário, a Empresa Pública de Transporte (EPT) se encarregará dessa serviço.  Em seguida, reitera o interesse da Prefeitura em adotar energia limpa, a saber: transporte sustentável por intermédio do ônibus elétrico-hidrogênio. Acrescente-se que o projeto da prefeitura de Maricá é que esses veículos sejam produzidos no município, gerando emprego e renda.

Clique aqui no vídeo e assista a segunda parte da entrevista: (M1NewsTV, a número 1 de Maricá)

Veja também:

=====>COLMEIA – Coletivo de Mulheres Empreendedoras: Venha ser uma também!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Transporte sustentável: nova realidade para a população de Maricá

Comments are closed.