Selo mais mulher, violencia contra mulheres, dezembro 2018 Destaque

“Selo Mais Mulher” para Maricá por suas ações públicas positivas (EXCLUSIVA!!!!!!)

Compartilhe essa matéria:

Pelo fim da violência contra as mulheres e meninas

Inicialmente, treze prefeituras foram certificadas com o “Selo Mais Mulher”, nessa sexta-feira (06/12), no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. A cerimônia foi promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Politicas para Mulheres e Idosos (SEDHMI).

 

Selo mais mulher, violencia contra mulheres, dezembro 2018
 
 
De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes:
 
“O Selo é uma iniciativa da secretaria que visa reconhecer os municípios que possuem atividades de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Além disso, visa incentivar outras cidades a também adotarem Políticas Públicas voltadas para o público feminino. Na primeira edição, contemplamos quatro municípios, agora foram treze. Isso demonstra a importância e a necessidade de continuidade desse projeto”.
 

Treze municípios certificados com o “Selo Mais Mulher”

No evento, as prefeituras de Teresópolis, Cabo Frio, Duque de Caxias, Itatiaia, Macaé, Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Paracambi, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema e Resende receberam o “Selo Mais Mulher”, por suas ações ou políticas públicas positivas em favor da mulher. Atualmente, já são contempladas as cidades de Mesquita, Nilópolis, Queimados e Volta Redonda. 

 

Dia 25/11 -Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Selo mais mulher, violencia contra mulheres, dezembro 2018

 

Mulheres e meninas têm sofrido, em um contexto global, diversos tipos de abuso e violência. E, por muito tempo, a impunidade, o silêncio, a desonra e a vergonha colaboraram para a continuidade dessa violação de direitos humanos. Entretanto, nos últimos anos, campanhas de conscientização sobre o tema têm procurado trazer à luz histórias de milhares de vítimas. Em suma, vítimas  que precisam ser escutadas com atenção.

É nesse sentido que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) se uniu, mais uma vez, à campanha anual de Ativismo contra a Violência de Gênero. Outrossim, a cor laranja tem sido utilizada como marca dessas atividades globais, de forma a simbolizar um futuro melhor.

Por isso, em 2018, o tema da campanha é  “Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém”, que segue o rompante de movimentos globais, a saber:  

  • #NenhumaAMenos (#NiUnaMenos),
  • #MeToo e
  • #TimesUp

Desse modo, trazem ao primeiro plano as vozes de mulheres e meninas que sobreviveram à violência e que estão lutando por seus direitos diariamente. Além disso, a proposta das Nações Unidas é expressar apoio às vítimas de assédio sexual e de outros tipos de abuso, muitas das quais vieram a público ao longo do ano passado para denunciar agressões e agressores.

Selo mais mulher, violencia contra mulheres, dezembro 2018

 

Antônio Guterressecretário-geral das Nações Unidas, condenou a violência de gênero.:

“No seu âmago, a violência contra mulheres e meninas é a manifestação de uma profunda falta de respeito. De fato, o fracasso dos homens em reconhecer a igualdade e a dignidade inerentes às mulheres. É um problema de direitos humanos fundamentais”.

 

Agenda 2030Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Selo mais mulher, violencia contra mulheres, dezembro 2018

 

Tais violações afetam diretamente o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a oficial de gênero e raça do PNUD, Ismália Afonso, os 193 países que se comprometeram com as metas da Agenda 2030 reconheceram a necessidade de destacar uma meta específica para a eliminação da violência contra as mulheres e meninas. E, asssim sendo, todos os Estados nacionais, governos, sociedades, organizações, academia e indivíduos têm o compromisso de alcançar esse objetivo comum.

“Afinal, se metade da população vive sob o risco de violência simplesmente por ser mulher, o desenvolvimento humano dos países fica comprometido. A violência estrutura a vida das mulheres de tal forma que impacta diretamente sua expectativa de vida, renda e anos de estudo”, afirma.

 

A M1News publica, com exclusividade, e parabeniza o município de Maricá pelas políticas públicas positivas adotadas que culminaram com sua certificação com o “Selo Mais Mulher”.

 

Não feche os olhos contra a violência. Denuncie!

 

Selo mais mulher, violencia contra mulheres, dezembro 2018
Não feche os seus olhos a violência. Denuncie.

Em suma, todos os dias, um grande número de mulheres, jovens e meninas são submetidas a alguma forma de violência, no Brasil e no mundo. A saber, assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição, feminicídio. Sob diversas formas e intensidades, a violência contra as mulheres é recorrente e presente. E, desse modo, motiva graves violações de direitos humanos e crimes hediondos.

violência contra mulheres

 

Portanto, não se omita! Com efeito, sua voz pode salvar uma vida!

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.” ( Jean-Paul Sartre)

 

Enfim, um telefone útil:

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública de emergência, de abrangência nacional, que pode ser acessado pelo número 180, gratuitamente, 24 horas por dia, de qualquer terminal telefônico – móvel ou fixo, particular ou público – todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. 

 

violencia contra mulheres, telefones uteis
Caso você não saiba como buscar ajuda e orientação, guarde esses números.

EXCLUSIVA!!!!!!

Foto Destaque: Participantes de ato unificado pelo fim da violência contra as mulheres, realizado em São Paulo. Foto: Flickr CC/Mídia Ninja

Veja também:

 
 
 
 
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: