Terminal de Ponta Negra

Terminal de Ponta Negra – obra do porto está próxima de ser liberada

Compartilhe essa matéria:

Aguarda-se para breve a liberação para obra do Porto de Jaconé

De fato, o Terminal de Ponta Negra está prestes a se tornar realidade. Assista aqui a entrevista da M1News com Igor Sardinha que nos revela pontos importantes sobre o Porto de Jaconé.

Esperanças renovadas para a licença de instalação do Terminal de Ponta Negra

Com efeito, foram renovadas as esperanças referentes ao empreendimento da construção do Terminal de Ponta Negra. Antes de mais nada, o projeto do Terminal de Ponta Negra está muito acima dos interesses de Maricá. Certamente, ele é de importância estratégica para o Brasil, além de ser o maior empreendimento privado para o país para os próximos anos.

Embora o Terminal de Ponta Negra seja de grande importância, sua obra foi suspensa em razão das beachrocks existentes na praia de Jaconé 

Terminal de Ponta Negra
Beachrocks descritos por Charles Darwin em 9 de abril de 1832 na Praia de Jaconé, Maricá. Fragmentos de rochas vulcânicas agregadas (em preto).Foto de Vitor Manoel Rodrigues do Nascimento

Apesar de Inea, Iphan, Departamento de Recursos Minerais (DRM) terem dado parecer favorável pelo prosseguimento, o Ministério Público manteve-se irredutível. Entretanto com o redimensionamento do projeto inicial, a aprovação tornou-se possível. 

Um fato importante é que A DTA reduziu o projeto, e desse modo, as beachrocks não serão prejudicadas. A princípio, o projeto inicial do porto constava estaleiro, atividade de óleo gás e armazenamento de container. Todavia, com seu redimensionamento ficou reduzido ao porto e a atividade de óleo gás.

Bem, ainda assim, mesmo com o proposta reduzida da ordem de 5,2 bilhões para 2,7 bilhões de reais, será um dos maiores investimentos privados previsto para o país.

Enfim, decisões judiciais favoráveis foram determinadas pela 3ª Vara Federal de Niterói (RJ) visto redimensionamento do projeto apresentado pela DTA Engenharia.

Expectativas para o início das obras e das atividades portuárias

Veja aqui na segunda parte de nossa entrevista:

Neste momento, Igor Sardinha responde a questão quanto a expectativa para início das obras e, principalmente, início das atividades portuárias.

Fala também sobre a primeira fase de geração de emprego, e do mesmo modo fala sobre o programa de qualificação profissional para a mão de obra que será necessária após a conclusão da obra.

Terminal de Ponta Negra
FPSO (Floating, production, storage and offloading) – Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo construída a partir de um navio

Ora, ressaltaremos a mensagem principal do secretário de Industria e Portuária. Que, dessa forma, Maricá será uma cidade dentro da economia do mercado de petróleo. Posto que será uma cidade atrativa para as empresas prestadoras de serviço e para as empresas da indústria do petróleo. Isso devido não somente ao porto e aeroporto, mas, também pela proximidade com o Comperj e com os campos do pré-sal

 

Veja também:

===> Maricá reúne indústria, comércio e serviço no Encontro de Negócios

===> Empresários de petróleo, gás e demais setores se reunem em Maricá num Encontro de Negócios

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Terminal de Ponta Negra – obra do porto está próxima de ser liberada

Comments are closed.