cidade sustentavel

Cidade Sustentável – 2º Encontro: Maricá aposta no futuro

Compartilhe essa matéria:

Maricá aposta no futuro promovendo  2º Encontro de Conhecimento e Cultura para uma Cidade Sustentável

Antes de mais nada, cidade sustentável, sim! Falamos de uma Série de Encontros Técnicos que visa buscar alternativas para os problemas da cidade de Maricá. Com efeito, visa buscar a construção de uma Cidade Sustentável e com qualidade de vida, emprego e renda para seus cidadãos. Então, o 2º Encontro será neste sábado (08), às 10 hs, no Moto Clube Abençoados, em São José do Imbassaí, Maricá.

Por conseguinte, este segundo encontro irá abordar a importância da gestão do ambiente para geração de emprego e renda. Além disso, irá considerar a vocação da cidade de Maricá e os desafios para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Cidade Sustentável: Convite palestra

Assim sendo, os palestrantes serão:

  • Santiago Valentim de Souza– Biólogo (CONSEMAC) e
  • Márcia Benevides Leal – Pesquisadora Independente dos problemas ambientais de Maricá.

Diante disso, a M1News apresenta resenha das abordagens dos palestrantes, conforme abaixo: 

Abordagem do palestrante Santiago Valentim de Souza

Cidade Sustentável
Santiago Valentim de Souza, biólogo da CONSEMAC.

“Antes de qualquer palavra quero deixar minha grande satisfação e agradecimento em poder estar participando e contribuindo neste processo de conscientização política participativa, permitindo fazer uma reflexão sobre que futuro caminho desejamos ser trilhado pelo Município de Maricá.

Creio que, pela experiência adquirida ao longo de mais de 10 anos na Coordenação da Câmara Técnica de Políticas Ambientais do Conselho de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, entre outras ações nas políticas públicas, poderei contribuir com uma visão pragmática numa reflexão objetiva sobre os diversos gargalos de caráter socioambiental.

Vivemos em um momento de transição e transformação sócio econômica nunca visto pela humanidade. A maior parte da sociedade e principalmente dos governantes continua encarando essa discussão como um tema exclusivamente como um “movimento ambientalista”, sabemos todos que essa discussão é muito mais profunda. A distância temporal no intervalo entre as discussões e a devida tomada de decisão cada vez mais aumenta, até que no momento que forem tomadas já não surtirão o efeito desejado.

 

Nova Sideral sliderQuiosque Garota de Maricá

 

De fato, a Quarta Revolução Industrial já ocorre entre nós. Assim sendo, os governantes terão de refletir sobre esse novo momento, Indústria 4.0 e Sustentabilidade. O ritmo da inovação e o ritmo da regulamentação sempre estarão em descompasso. Como administrar esse verdadeiro imbróglio?

Em suma, será dentro dessa linha de raciocínio que procurarei percorrer uma verdadeira maratona de reflexões sobre cenários futuros e o que já existe. A quantidade de conteúdos com diagnósticos locais é bastante extensa e rica, permitindo que possa ser estudado e proposto um projeto de longo prazo.

Tenho sempre a preocupação de que,

“para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada. (H.L. Menckem)”

Espero, portanto, poder contribuir para que possamos refletir sobre, “onde queremos chegar?” e “Como faremos?”.

Abordagem da palestrante Márcia Benevides Leal

Cidade sustentável
Márcia Benevides Leal – Pesquisadora Independente dos problemas ambientais de Maricá.

Márcia Benevides Leal veio morar em Itaipuaçu, Maricá/RJ, no início de 2000. A princípio, não tinha nenhum conhecimento sobre planícies costeiras, sistemas lagunares e muito menos dos perigos da Região da Serra do Mar. Além disso, desconhecia uma praia de tombo. No entanto, foi preciso aprender após uma inundação ocorrida em seu quintal em Dezembro de 2005.

Como resultado, Márcia passou de uma simples moradora que escolheu um terreno e mandou construir uma casa, para a condição de pesquisadora independente da cronologia Histórica e Geográfica. Nesse sentido, tornou-se pesquisadora não apenas do município de Maricá, como também de grande parte do litoral brasileiro, desde o sul da Bahia até a parte norte do Litoral de SP.

 

O 1º Encontro de Conhecimento e Cultura “Por uma Educação de Qualidade e Sem Partido!”

O primeiro encontro, em 17/11, abordou o tema “Por uma Educação de Qualidade e sem Partido”. Com efeito, foi ministrado pela Dra. Leila Macedo que mostrou a importância da valorização dos professores com treinamentos e atualização continuada.

Ademais, foi abordado o uso de TI e robótica, a fim de preparar o Brasil para competir em grau de igualdade com países desenvolvidos. Semelhantemente foi considerada a urgente necessidade de elevação da colocação no índice PISA da cidade de Maricá. Portanto, torna-se fundamental termos uma escola voltada para as disciplinas básicas, sem ideologias partidárias e abordagens que gerem conflitos éticos, ideológicos e de gênero.

 

 

Encontro de Conhecimento e Cultura para uma Cidade Sustentável

Palestra: Governança, Sustentabilidade & Futuro

Data : 8 de Dezembro de 2018 às 10hs

Local: Moto Clube Abençoados

Av. Eugênio José Dias s/n Lote 07 Quadra 1

São José do ImbassaíMaricá

ATENÇÃO!
É solicitada a confirmação da presença pelo whatsapp 97398-4296

 

Veja também:

======> FITS – 1° Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade

======> Ciência e Tecnologia a serviço da população de Maricá

======> Ônibus elétrico-hidrogênio: novo transporte público de Maricá em breve nas ruas da cidade

======> Educação de Qualidade e Sem Partido! “Café com conhecimento e cultura”

Nidia Freitas SalãoEspelho MeuM1tv-indoor, slider

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: