Encontro de Negócios

Maricá reúne indústria, comércio e serviço no Encontro de Negócios

Compartilhe essa matéria:

Empresários de diversos setores se reúnem em Maricá

Encontro de Negócios em Maricá reúne empresários dos municípios de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Rio de Janeiro e outros. Com efeito, o evento foi promovido pela Prefeitura de Maricá e Sebrae/RJ, com apoio da Rede Petro Rio.

 

     

Assim, neste Encontro de Negócios, o Cine Teatro Henfil, recebeu empreendedores para conhecerem a realidade e o futuro de Maricá. De fato, o objetivo do encontro foi não somente fortalecer as atividades econômicas do município, como também fortalecer as atividades dos empresários locais, além de incentivar parcerias estratégicas entre empresários.

      

A princípio, um café de boas vindas, seguido pela apresentação dos representantes dos setores envolvidos no Encontro de Negócios, a saber:

  • Sandro Lima -Coordenador de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
  • Jorge BragaAssociação Comercial de Maricá;
  • Alan NovaisSecretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá;
  • Rafaela Rosa – Rede Petro Rio;
  • Juliana Marinonio – Sebrae Leste Fluminens
  • Paulo SantosCDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá;
  • José Orlando DiasPresidente da Codemar
  • Igor SardinhaSecretário de Indústria e Portuária de Maricá
  • Celane Barreto – Presidente Institucional da Rede Petro Rio;
Jorge Braga, Alan Novais, Rafaela Rosa e Juliana Marinonio.

 

Alan Novais, Rafaela Rosa, Juliana Marinonio e Paulo Santos.

Palestra do Encontro de Negócios: “Perspectivas e Oportunidades de Maricá para Micro e Pequenas Empresas

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais, no Encontro de Negócios 

 

       

 

Sobretudo, o secretário enumerou pontos que estão sendo trabalhados em favor das empresas e empresários:

  • desburocratização da abertura de negócios na cidade,

Com efeito, a Casa do Empreendedor, que funciona no prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM), agiliza a abertura de negócios. Do mesmo modo, os empresários tem acesso, no mesmo local, ao Plantão Fiscal, o Atendimento Empresarial, a Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), o Sine, e o Sebrae.

  • capacitação de empresários locais por meio dos cursos e seminários:

Em virtude de cursos gratuitos, a saber, gastronomia e hospedagem e outros, além do Seminário Empretec com metodologia da ONU do Sebrae/RJ. Acrescente-se também capacitação por outras entidades, a saber CRAS.

  • demanda ao Poder Executivo para priorizar a compra com empresários e comerciantes de Maricá,
  • facilidade de acesso ao crédito para os empreendedores da cidade com taxas de juros mais baixas que as praticadas no mercado,
  • parcerias com institutos e universidades para Maricá: IFF, UFF, UFRJ, portanto qualificação para os moradores
  • investimento com obras de infra estrutura no município,
  • busca de parceria com o governo estadual visando a criação de parque industrial. E, consequentemente, a redução e isenção de impostos para indústrias que queiram se instalar nesse parque.

Ainda mais, foi destacada a grande participação das mulheres empreendedoras em Maricá. De fato, Novais honrou as mulheres empreendedoras por sua luta!

     

 

o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, no Encontro de Negócios

      

Nesse momento, o presidente da Codemar aponta não apenas a importância do aeroporto como pólo logístico para as empresas que queiram se instalar em Maricá, como também o petróleo como fatores para o desenvolvimento do município.

Assim sendo, Orlando afirmou o interesse de redes hoteleiras de se instalarem no município e das operações de logística offshore que devem iniciar no aeroporto de Maricá.

“Temos cadeias de hotéis nos procurando. Tem empresa ligada à gastronomia e serviços gerais e limpeza de aeronave em contato, além de escolas de treinamento. Isso já está em movimento no município.”

 

       

o secretário de Indústria e Portuária, Igor Sardinha, no Encontro de Negócios

Antes de mais nada, Igor Sardinha explicou a situação atual do processo de licenciamento da obra do Terminal de Ponta Negra. Com efeito, afirmou que apesar da redução no projeto original, este ainda é o maior empreendimento privado do país para os próximos anos. Veja aqui no vídeo.

Porto de Jaconé – geração de 10 mil empregos e demanda por serviços indiretos.

Em resumo, o secretário revela que com a redução do projeto, o porto não está mais na zona de interferência dos beach rocks. Desse modo, o Juiz da 3 Vara Federal de Niterói determinou calendário de reuniões técnicas, a saber em setembro, outubro e novembro/2018. Portanto, nessas reuniões, Ministério Público, Prefeitura de Maricá, empreendedores e órgãos ambientais discutirão e buscarão consenso para concessão da LI, a saber Licença de Instalação. Em outras palavras, a liberação da obra.

Sem dúvida, a liberação da obra seguida da licença de operação, permitirá o início do funcionamento do porto. O funcionamento de um empreendimento que deverá gerar cerca de 10 mil empregos e demanda por serviços indiretos.

 

Porto de Jaconé – priorizarão de contratação de mão de obra local

Prosseguindo, o secretário informa que a população local terá acesso, facilidade e oportunidade aos empregos gerados pelo Porto de Jaconé. Nesta segunda parte, Igor explica de que forma a Prefeitura e a empresa construtora do Porto, a DTA Engenharia priorizarão a contratação de mão de obra local.
Igor também anuncia a criação de fundo de qualificação profissional para os moradores de Maricá, que, deste modo, serão preparados e poderão se habilitar à contratação.
O secretário esclarece que o fundo de qualificação profissional receberá aporte financeiro da Prefeitura de Maricá e da DTA Engenharia.

Infraestrutura urbana – Saneamento – Água e esgoto

 

Nesta terceira parte, o secretário de Maricá fala sobre infraestrutura urbana do município, a saber, água e esgoto.
Dessa maneira, Igor comunica o estabelecimento de novo contrato a ser firmado com a Cedae. Neste contrato será revista a responsabilidade pelo saneamento do município, como também estabelecerá sobre o fornecimento de água e sobre as obras necessárias na barragem de Tanguá.

Estatização Transporte Público de Maricá – Igor Sardinha – parte 4

 

Nesta última parte, o secretário informa o encerramento, em 2019, do contrato de concessão de transporte público do município com as empresas privadas. Em seguida, anuncia a intenção da Prefeitura de estatizar todas as linhas de transporte urbano do município.
Logo após, informa o interesse da prefeitura em adotar energia limpa, a saber: ônibus elétrico e movidos a hidrogênio.
Acrescente-se que o projeto da prefeitura de Marica é que esses veículos sejam produzidos no município, gerando emprego e renda.

 

Futuro de Maricá

E, conforme Igor Sardinha:

“…solidificar Maricá. Sair de uma cidade petrorrentista para uma cidade importante dentro da economia do petróleo…para que Maricá possa abrir suas portas com o aeroporto, com o porto e com a proximidade do Comperj. Que Maricá possa se transformar numa das grandes bases do país para exploração do petróleo.”

Maricá: Cidade de Oportunidades – vídeo divulgação – Codemar – Prefeitura de Maricá cedido a M1NewsTV para divulgação

Sessão de Negócio

Enfim, a sessão de negócio é o momento do encontro, isto é, o momento dos empresários se apresentarem. Dessa forma, os empresários se reuniram em mesas e apresentaram uns aos outros seus produtos e serviços. Ou seja, os empresários fizeram a divulgação de suas empresas, trocaram cartões de visitas, folders e catálogos. Afinal, este é um dos objetivos do Encontro de Negócios: incentivar parcerias estratégicas entre empresários.

Fotos e imagens exclusivas da M1NewsTV Maricá Notícias.

 

Veja também:

===> Sebrae capacita empresários do setor turístico em Maricá(RJ) com cursos gratuitos de gastronomia e hospedagem

===>Cursos de Informática Básica e Avançada, gratuitos, no programa Capacitação e Inclusão Produtiva da LBV – Certificação

===>Workshop Atendimento com Qualidade – ONG Rosa Choque – Inscreva-se!

===>Programação de setembro do Grupo Rosa Choque – Confira e participe!

===>Prêmio Norman Borlaug 2018 à Dra. Leila Macedo

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: