Maricá vista do alto: Itaipuaçu e Ponta Negra

Compartilhe essa matéria:

Maricá vista do alto: é linda de qualquer jeito

Antes de mais nada, curta as lindas imagens de nossa querida Maricá vista do alto. Sim, de fato, pelas nossas imagens aéreas delicie-se com as belas praias de Ponta Negra e Itaipuaçu.

 

 

 

Ponta Negra, curta Maricá vista do alto:

 

       

Maricá vista do alto
Farol de Ponta Negra: visão panorâmica.

  

Ponta Negra possui diversos atrativos naturais, como a praia, ótima para a prática do surf e da pesca submarina. Ademais, existe o canal de águas calmas e límpidas e a lagoa. Sem dúvida, não podemos esquecer o farol, a saber; um dos pontos turísticos mais importantes do município. De fato, é no acesso ao farol o local onde se tem uma visão panorâmica deslumbrante e as montanhas.
 
 
   
Maricá vista do alto
A praia de Ponta Negra: apreciada pelos surfistas.
 

Também Itaipuaçu, curta Maricá vista do alto

Itaipuaçu, palavra tupi que significa “Pedra grande onde rebenta a água”, é o distrito localizado no extremo sul do município e que faz divisa com a Região Oceânica de Niterói. De fato, a pedra grande referida pelos índios é a Pedra do Elefante, a saber; imenso monólito (única e maciça pedra) semelhante à cabeça de um elefante com sua tromba avançando sobre o mar.

 

 
Maricá vista do alto
A Pedra do Elefante vista do Morro da Peça.

                                  

Morro da Peça: unidade de conservação 

 

Como resultado de pedido feito por mobilização popular, o Monumento Natural Municipal do Morro da Peça foi criado conforme Lei 2.749, de 17/08/2017. Abrangendo um conjunto de ecossistemas, com zona costeira, restinga, manguezal, canal, rio, costão rochoso e floresta atlântica. O Monumento Natural do Morro da Peça integra um corredor biológico com o Parque Estadual da Serra da Tiririca. Localizada em Itaipuaçu, a unidade de conservação possui aproximadamente 20 hectares de extensão. Concluindo: toda e qualquer modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida.

A trilha para o Morro da Peça é uma curta caminhada com extensão de 750 m, e com vista panorâmica do parque. Além de fácil, o percurso proporciona uma das melhores vistas da Região Oceânica de Niterói. Por este motivo, nessa caminhada é possível apreciar boa parte das elevações do parque. Da mesma forma, também é apresentada uma linda vista para a Laguna de Itaipu.

 
 
 
Maricá vista do alto
Praia de Itaipuaçu: praia de tombo, boa para pesca.
 

 

Com efeito, é  uma das maiores praias da região, com cerca de 15 Km de extensão. É uma praia de areia grossa, de fato, areia única no mundo e  com muitas conchas. Semelhantemente às demais praias do município, suas águas são claras e levemente esverdeadas. Entretanto, o mar requer muita atenção por ser praia de tombo e com ondas violentas, consequentemente, perigoso. Desse modo, o melhor lugar para se banhar é próximo à Pedra do Elefante

Porém, o principal atrativo normalmente não costuma ser apenas a praia, mas sim a beleza que está a sua volta. Cercada pela Pedra do Elefante, pela Serra da Tiririca e pela Pedra de Itaocaia, a região oferece um visual único aos visitantes.

 
 
Enfim, veja também:
 
 
 
 
 
 
 
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: