Novo Aeroporto de Maricá – revitalizado e entregue

Compartilhe essa matéria:

Novo aeroporto de Maricá está preparado para operações de apoio ao offshore

O Leste Fluminense ganha o novo aeroporto de Maricá, nesta sexta-feira (25/05), totalmente revitalizado e preparado para operações de apoio ao offshore. Com uma pista útil de 1.200 metros, o aeroporto municipal de Maricá (SMDC) tem localização privilegiada: está a 60km da capital, a 40km do Comperj e a apenas 200km, em linha reta, dos campos do pré-sal da Bacia de Santos. De fato, trata-se da menor distância entre o continente e as plataformas dos Campos de Lula e Libra, o que torna o terminal estratégico para as operações de logística para a atividade offshore e o qualifica como porta de entrada para o desenvolvimento regional.

 

Administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vinculada à Prefeitura, o Aeroporto de Maricá ganhou um novo Terminal de Passageiros (TPS). Antes de mais nada, terminal com capacidade para receber 500 passageiros/dia e preparado de acordo com as normas reguladoras para a operação offshore. Além disso, o TPS tem sala vip, sala de revista, duas salas de briefing, posto médico, áreas separadas para embarque e desembarque, check-in e espaço para um café. Tudo com total acessibilidade.

 

Aeroporto de Maricá
Aeroporto Júnior Moraes

 

Investimento na porta de entrada para o desenvolvimento

 

Primeiramente, o município e a Codemar investiram cerca de R$ 10 milhões na primeira etapa da revitalização. E, esses valores foram aplicados no hangar central, na pista e na ponte de acesso ao taxiway e no terminal de passageiros. Ademais, a revitalização também significou a abertura de 60 postos de trabalho. A previsão é de que em cinco anos os investimentos no equipamento alcancem R$ 125 milhões. Consequentemente, a operação plena deve dobrar a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) na cidade.

 

“O aeroporto é a porta de entrada para o desenvolvimento do Leste Fluminense; e, sem dúvida, um forte aliado da indústria de óleo e gás no Estado do Rio de Janeiro. Assim, uma importante ferramenta para alavancar os investimentos também em Maricá”, avalia o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. “Com um equipamento de apoio logístico como esse teremos mais capacidade de atrair investimentos e empresas para a cidade. De fato, investimentos que vão promover o desenvolvimento gerar emprego e renda para nossa população”, assegura o prefeito. 

 

Regularização da documentação

 

A regularização junto aos órgãos de aviação foi determinante para a reabertura dentro das novas especificações. Antes classificado como aeródromo, o aeroporto já está cadastrado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e no Departamento de Controle do Espaço Aérea (DECEA). A Codemar também elaborou o plano de emergência simplificado e o Plano Básico de Zona de Proteção do Aeroporto (PBZPA); planos aprovados pela ANAC, e exigidos para a operação na nova fase. 

 

Toda a documentação com relação às licenças ambientais e de gerenciamento de segurança também foi atualizada. Para iniciar as operações no novo formato, o Aeroporto de Maricá firmou parceria de colaboração técnica com o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA 3). O terminal também passou por melhorias; a saber, remarcação da pista de pouso e decolagem seguindo o PBZPA e novas marcações do taxiway e do pátio para operação de aeronaves de médio e pequeno porte. A atual capacidade do pátio é para receber até 10 aeronaves simultaneamente. O hangar central também foi totalmente revitalizado. Outro importante serviço para o início das operações é o abastecimento de aeronaves, que será realizado através de operação especial com caminhões. Os investimentos em segurança vão possibilitar o monitoramento e controle de ambientes através do sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV).

 

Para atuar nas diversas áreas do aeroporto e nas operações, a Codemar também investiu na qualificação do seu quadro de funcionários. Assim sendo, estes estão habilitados para colocar em funcionamento das operações aeroportuárias.

 

Aeroporto de Maricá
Pista Gabriel Reis

 

Novos investimentos

 

Com a entrega primeira etapa das intervenções concluída, a Codemar prepara as fases seguintes de investimentos no Aeroporto de Maricá. Com a entrega prevista para setembro de 2018, a segunda fase contempla a ampliação do pátio para abrigar até 15 aeronaves. Do mesmo modo, contempla a construção de dois novos hangares, a construção de Ponto de Abastecimento de Aeronaves (PAA fixo), a instalação do balizamento noturno. Além disso, a aquisição dos equipamentos para a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e a execução do Plano de Manejo e Controle de Fauna. Também fazem parte do planejamento a construção do estacionamento e de um espaço lounge, E, por certo, implantação do Serviço de Prevenção e Combate a Incêndio em Aeródromos (SESCINC).

 

Na fase 3, estão previstos a construção do parque de hangares, um novo TPS para voos executivos, lojas, um hotel. Além disso, um novo pátio com capacidade para 20 aeronaves, novos taxiways e novo acesso rodoviário até a RJ-106. A previsão de conclusão das obras é abril de 2019.

 

“Essa nova história do aeroporto de Maricá começa com a conquista da outorga para o município. Trabalhamos duro para regulamentar todas as atividades do aeroporto. E, desse modo, fazer investimentos num equipamento moderno e capaz de atender o mercado de óleo e gás e também da aviação”.

 

Ademais,  afirma o presidente da Codemar, José Orlando Dias.

 

“O Aeroporto de Maricá é hoje um importante modal logístico para o Estado do Rio de Janeiro”.

 

Localização privilegiada

 

A localização geográfica e as potencialidades do aeroporto de Maricá credenciam a cidade como vanguarda da operação logística da região. O terminal é próximo de cidades da Região dos Lagos, próximo ao Complexo Petroquímico (Comperj) em Itaboraí.

De acordo comAlan Novais, Secretário de Desenvolvimento Econômico.

“Tanto a Prefeitura quanto a Codemar entendem que o aeroporto será um importante equipamento na atração de empresas, indústrias e serviços. Empresas que vão movimentar a economia do município com geração de emprego e renda”. 

 

O terminal também vai servir como alavanca para o turismo. A facilidade para chegar na cidade com os voos executivos e a atração pelas belezas naturais, sem dúvida, permitirão que a cidade explore melhor seu potencial turístico.

 

Enfim, veja também a urgência de restauração da Igreja Matriz.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: