fotografia encontro no bora bora

Fotografia: Quem somos na imagem? – Encontro no Bora Bora

Compartilhe essa matéria:

Fotografia: Quem somos na imagem? – Encontro no Bora Bora

Fotografia é a arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível (como um filme), pela ação de energia radiante, especificamente a luz.

Primeiramente, a M1newsTV-Maricá Noticias entrevista o fotógrafo Ivson Gomes no Programa “Encontro no Bora Bora” – totalmente gravado no Restaurante Bora Bora localizado na Lagoa de AraçatibaMaricá-RJ. Veja o que o renomado fotógrafo nos revela sobre essa arte.

 

Fotografia e seu significado

A palavra vem do grego, a saber:

  • FOTO = LUZ 
  • GRAFÊ = DESENHAR

Dessa maneira, nesta coluna vamos tratar das coisas que estão ao redor do ato de fotografar, como: 

  • câmeras
  • iluminação
  • direção
  • olhar fotográfico
  • entrevistas e …
  • tiraremos dúvidas de todos que amam fotografia.

Fotografia é arte

fdotografia

De antemão, estamos falando de arte que move emoções e sentimentos, que mantém viva a memória de pessoas, famílias e podemos dizer até civilizações.

Hoje temos a fotografia na palma da mão. A fotografia contanto histórias do dia-a-dia e nos tornando mais próximos daqueles que amamos e não podemos estar pertinho. As redes sociais colaboram muito para a disseminação dessa arte e dos conhecimentos que são necessários para a prática da fotografia.

fotografia

Aquele que pratica fotografia, mesmo que não profissionalmente, aprende a olhar o mundo de forma diferenciada.

Os objetos, as cores, os lugares e as pessoas se transformam na imaginação que precede o clique e a gente acompanha tudo isso. Todo o poder de mudança da fotografia nos muda de uma forma especial, de dentro para fora e tudo se transforma. Tudo passa a ter mais movimento, volumes, cores, emoções e possibilidades.

fotografia

Não falo somente de uma carreira belíssima, mas do amor que sentimos ao efetuar um clique.

Desde celular até as mais caras câmeras o que registramos é único e se torna parte de nós. É assim que as pessoas olham nosso registro, como sendo uma identidade nossa. E isso faz desse registro não somente uma imagem de uma pessoa, seja ela nós mesmos ou um cliente. Esse registro torna-se um espelho de quem nós somos e de tudo que vivemos, um reflexo de nossa alma.

Vamos falar de fotografia

fotografia

Sobretudo, quando digo que uma foto é o reflexo de quem fotografa digo a verdade. Nesse sentido, analisem os grandes nomes da fotografia. Dessa forma,  você perceberá que é fácil identificar características de cada um deles e como eles influenciam o universo fotográfico. Como disse o fotógrafo Ansel Adams:

 

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.”

fotografia

O olhar crítico, as técnicas, a emoção e a própria personalidade dessas pessoas podem ser vistas em suas obras. Então, se você sonha com uma careira na área…pense muito nisso. Logo, observe as fotografias de fotógrafos renomados, os grandes pintores e, além disso, observe o que está acontecendo nas redes sociais por todo o mundo.

Então nessa coluna vamos:

  • movimentar a fotografia
  • conversar sobre o amor a essa arte
  • tratar de assuntos que esperamos ajudar a fazer fotografias cada dia melhores
  • indicar autores que influenciaram a história e os contemporâneos que transformam o nosso hoje.

Em suma, todas essas pessoas vão andar conosco, e, junto com o estudo, darão forma ao que fotografaremos no futuro.

                                         fotografia            

Uma vez que saber apreciar a beleza contida no trabalho do outro é apreciar tudo o que construímos. Então, agora de mãos dadas e olhos abertos, vamos caminhar e construir juntos o caminho. 

Veja também:

===>Maricá vista do alto: Itaipuaçu e Ponta Negra

 

Por Ivson Gomes

Sou carioca, estudei fotografia como uma forma de me livrar dos estresses da vida, juntei o amor com a oportunidade de mudar as atitudes, aprender e compartilhar e então tudo foi transformado e o mundo ganhou mais cor. Assim começou a minha história na fotografia, um caminho que não pude mais voltar, só posso agradecer as pessoas que me ajudaram nessa jornada e dividiram comigo o conhecimento que é tão especial que não pude guardar somente comigo e então resolvi que nessa coluna vamos conversar muito sobre essa grande arte que é tão próxima de todos para incentivar você a se entregar também a todas as possibilidade que vão aparecer. Eu sou Ivson Gomes, Fotógrafo. Venha conosco da M1NewsTV para o mundo da fotografia e descubra onde você pode chegar.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Fotografia: Quem somos na imagem? – Encontro no Bora Bora

Comments are closed.