Declaração Universal dos Direitos Humanos – Exposição obras inéditas
Declaração Universal dos Direitos Humanos – Aberta exposição de obras inéditas
Encontra-se aberta a Exposição 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com obras de Otávio Roth. A exposição foi inaugurada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. De fato, a ONU, com apoio do Acervo Otávio Roth e o Centro Cultural Correios inauguraram a exposição em 08/08/2018.
Com entrada franca, a exposição apresenta 30 xilogravuras que traduzem ideais de paz e igualdade. Ou seja, os ideais defendidos nos artigos do documento.
É a primeira vez que essa exposição é realizada no Rio de Janeiro e ficará aberta ao público até o dia 09/09. A curadoria da mostra é da filha do artista, Isabel Roth, além disso, a produção executiva é do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio. Na verdade, é a primeira vez em mais de 30 anos que as xilogravuras — expostas permanentemente nas sedes da Organização em Nova Iorque, Viena e Genebra — têm exibição no país.
No período da exposição, ocorrerão no período da tarde, palestras, rodas de conversa e exibição de filmes. Além disso, haverão discussões relacionadas aos direitos humanos, migração, questão de gênero e ensino. Da mesma forma, a entrada será franca, porém sujeita à lotação (40 lugares).
Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 10 de dezembro de 1948. Foi aprovada com objetivo de garantir que os horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – incluindo o holocausto – não se repetissem. Por este motivo, é considerada a base da luta universal contra a subjugação e abuso de povos. Desta forma, o documento busca garantir a proteção de comunidades e indivíduos.
Então, a Declaração Universal dos Direitos Humanos contém 30 artigos inerentes a todos, independente de raça, etnia, religião, gênero, ou nacionalidade.
Sem dúvida que é o documento mais traduzido do mundo – a saber, mais de 500 idiomas – e, além disso, inspirou a Constituição de diversas democracias, incluindo a brasileira.
Otávio Roth
Antes de mais nada, Otávio Roth (1952-1993) é conhecido pelo pioneirismo no trabalho com papel artesanal no Brasil. Paulista, cursou Comunicação e Marketing, posteriormente estudou Design Gráfico em Londres. Além disso, morou em Israel, Noruega e Estados Unidos. Com efeito, artista consagrado pelo uso de técnicas próprias. Por este motivo, possui trabalhos em exposições permanentes nas sedes das Nações Unidas em Nova Iorque, Genebra e Viena. As xilogravuras demoraram dois anos para ficar prontas, sendo exibidas pela primeira vez em 1978. Posteriormente, as obras foram gravadas em várias línguas: norueguês, inglês, francês, japonês, espanhol, dinamarquês e português.
Então, não percam:
- Exposição 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: aberta em 8 de agosto
- Exposição para o público até 09/09
- Visitação: terça a domingo, das 12h às 19h
- Classificação: Livre
- Endereço: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro
Foto Destaque: Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. Foto: Elma Okic/ONU
Veja também:
===> Inauguração Matriz Museu – arte sacra da igreja Matriz de Maricá
2 thoughts on “Declaração Universal dos Direitos Humanos – Exposição obras inéditas”
Comments are closed.