HIV

Equipamento que identifica HIV em apenas uma hora chega a Maricá

Compartilhe essa matéria:

Equipamento que identifica HIV em apenas uma hora chega a Maricá
Com isso, a rapidez do diagnóstico poderá evitar com que gestantes portadoras do vírus da AIDS transmitam o vírus para o bebê

Na última quarta-feira (22), o Hospital Municipal Conde Modesto Leal recebeu a máquina MPima. O equipamento, adquirido pela Secretaria de Saúde, tem a finalidade de reduzir o tempo de diagnóstico de um paciente com HIV. Portanto, o resultado, que normalmente levava 40 dias para sair, agora levará apenas uma hora. Além de confirmar a doença, o exame realizado pela MPima permitirá o médico identificar a gravidade da doença. Igualmente ajudará na otimização do tempo para tomar qualquer decisão em relação ao método aplicado no tratamento.

HIV
Equipamento para testes de HIV – Foto: Clarildo Menezes

A máquina ficará instalada no próprio Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá, e já está pronta para uso.

De acordo com Simone Costa, secretária de saúde, a utilização da máquina MPima será de extrema importância, principalmente quando o Centro de Testagem Anônimo (CTA) móvel for implementado. Já foi solicitado a compra do CTA móvel, porém está em fase de cotação. Portanto, quando adquirirem a unidade móvel, o trabalho da equipe de saúde será aperfeiçoado. Pois, conseguirão ir à locais de difícil acesso, além de ir à eventos que tenha uma concentração maior de pessoas.

Portanto, a aquisição do aparelho faz com que a cidade de Maricá seja pioneira nessa luta contra a AIDS. Já que o objetivo é poder realizar um teste com diagnóstico rápido, onde o portador de HIV, ao descobrir a doença, tenha mais tempo hábil de se cuidar. E, o aparelho por ser pequeno, poderá ser carregado no CTA móvel.

Segundo Marcelo Costa Velho, coordenador do programa DST/AIDS de Maricá, a vantagem do instrumento é que o tubo utilizado para a coleta de sangue necessita de aproximadamente 250 microlitros, diferente do material anterior que necessitava de cerca de 5 ml.

Diagnóstico rápido ajuda no processo de tratamento

Sendo assim, o uso desse equipamento em exames com gestantes que tenham o vírus da AIDS é muito importante. Pois, a rapidez do resultado pode evitar que a doença seja transmitida para o bebê. 

Conforme relatou Dr, Marcelo Costa Velho:

“Isso permite tomarmos decisões que impliquem diretamente na prevenção da transmissão do vírus da mãe para o filho. Hoje conseguimos evitar que a criança nasça com HIV”.

HIV
Equipamento para testes de HIV – Foto: Clarildo Menzes

 

Dessa maneira, sem esse aparelho, de acordo com o médico virologista e titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Amilcar Tanuri, o exame da carga viral era feito em laboratórios específicos, como o Miguelote Viana, em Niterói. Então, com a aquisição do novo equipamento, o processo será realizado no próprio Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

 

 

 

“Isso pode ser feito no mesmo dia. Antigamente demorava cerca de 30 dias. Essa diferença de tempo de 20 a 30 dias pode ser crucial para iniciar um tratamento ou trocar medicação para não ter resistência. Isso tem maior qualidade e um impacto econômico no tratamento do paciente”.

Avaliou o professor, que é um dos responsáveis pelos estudos.

 

Foto Destaque: Equipamento para testes de HIV – Foto: Clarildo Menezes

Veja também

===> Miopia: Estudos caminham para a cura

===> Inauguradas novas instalações no Hospital Municipal Conde Modesto Leal

===> Reinauguração da Unidade de Emergência Santa Rita 24 Horas

 

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Equipamento que identifica HIV em apenas uma hora chega a Maricá

Comments are closed.