Carga viral e transmissão-HIV/AIDS-novos dados
Novos estudos, novas revelações
Após vinte anos de estudo e dados científicos, a eficácia na redução da transmissão do HIV em relações sexuais foi demonstrada. Ou seja, estudos mostram que pessoas que vivem com HIV e em terapia antirretroviral – que tem objetivo principal de mantê-las saudáveis – têm carga viral indetectável. Portanto, essas pessoas têm chance insignificante de transmitir o HIV sexualmente.
Esse é o posicionamento do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) que foi divulgado no dia 20/07. Dessa maneira, em uma nova nota explicativa, o organismo internacional apresenta a mensagem “Indetectável = Intransmissível”.
Primeiramente, entre 2007 e 2016, foram feitos estudos sobre a transmissão sexual de HIV entre milhares de casais sorodiscordantes, ou seja, quando um parceiro é soropositivo e o outro não. E, dessa forma, verificou-se a inexistência de transmissão sexual do HIV. Entretanto, isto só ocorre quando a pessoa soropositiva está com sua carga viral suprimida.
No entanto, é bom frisar que em Nota Explicativa, a UNAIDS adverte que a certeza de que a carga viral foi suprimida, só é possível com realização do teste de carga viral.
Para muitas pessoas que vivem com o HIV, a notícia de que não podem mais transmitir o vírus sexualmente é uma mudança de vida. Visto que poderão manter relações sexuais sem preservativo, além de sentirem-se livres da marca associada à convivência com o vírus.
Então, saiba os seguintes fatos importantes sobre carga viral:
- Carga viral é o termo usado para descrever a quantidade de HIV no sangue de uma pessoa.
- Quanto maior a carga, maior o comprometimento do sistema imunológico, aumentando chances de contrair infecções.
- A terapia antirretroviral eficaz reduz a carga de vírus tornando-a indetectável (menos de 50 cópias por mililitro de sangue).
- Uma pessoa com carga viral indetectável não transmite o HIV. Ou seja, indetectável = intransmissível.
- Os níveis de carga viral devem ser monitorados regularmente para garantir que os medicamentos para HIV estejam funcionando.
Do mesmo modo, saiba sobre carga viral indetectável (= intransmissível)
- Ainda não se sabe por quanto tempo uma pessoa precisa tomar os medicamentos antirretrovirais antes que o vírus seja suprimido
- Também é desconhecido o tempo para alcançar o risco zero de transmissão do HIV.
- Mesmo quando uma pessoa está tomando medicamentos regularmente, ela não necessariamente terá uma supressão resistente ao HIV.
Acesse o documento integral da UNAIDS.
Veja também:
===> Equipamento que identifica HIV em apenas uma hora chega a Maricá
2 thoughts on “Carga viral e transmissão-HIV/AIDS-novos dados”
Comments are closed.