psicologia

Psicologia, mais que vocação uma doutrina. Dois psicólogos e opiniões.

Compartilhe essa matéria:

Dia 27 de agosto : Dia do Psicólogo, mas… por que ser psicólogo??

Psicologia: uma questão. Se aproxima o dia do psicólogo e é inevitável o questionamento dos porquês da escolha como profissão. Em primeiro lugar, o que me levou a fazer essa escolha? 

Ser ou não ser, eis a questão.” HamletWilliam Shakespeare

Uma vez que sempre me despertou os mistérios da mente, entender seus porquês,  suas conexões…… Além disso, esse encantamento  foi fomentado por vários desejos, um deles o de ajudar o próximo em seus conflitos e mazelas…. 
psicologia
 
Então, em 1991 comecei a minha clínica em psicologia. Dessa maneira, estava cheia de ideias, e com um AR de Mulher Maravilha: nada iria passar, tudo “EU” iria resolver, isto é… potente e poderosa!! 
 
A princípio, fui trabalhar em um hospital psiquiátrico com público masculino. 
Paralelo a isso, atendia também  pacientes portadoras de algumas síndromes e de grandes limitações e pouquíssimas perspectivas de melhoras.
Nossa! Muitos aprendizados!
Aprendi de cara a lidar com as importância  e frustrações. Entender alguns limites da mente e do ser que estava a minha frente.  Buscar de alguma forma o “melhor” para esse sujeito que sofria, assim como sua família.
 
 
Surgia com isso a necessidade de estudar cada vez mais, fazer especializações…..e estar sempre se atualizando.
 
Uma coisa é certa, faria tudo novamente!!
 

GRATIDÃO é  a palavra!! Sou grata à psicologia!

psicologiaDesde já, agradeço aos meus pacientes ao longo desses anos pela confiança e entrega que me foi dada em poder participar do seu processo terapêutico. Desse delicioso auto conhecimento.
 
 Hoje sou mais ousada e direta nas minhas entrevistas.
 
Costumo dizer que será um mergulho com profundidades variados e que juntos aprenderemos a lidar com avalanches de sentimentos e de grande aprendizado…
Vamos caminhar juntos, mas nada acontecerá se ele NÃO estiver inteiro e comprometido. 
 
psicologiaDigo que sou impotente ao seu DESEJO. Se ele NÃO quiser me ajudar a ajudá-lo, NADA vai rolar. NÃO tem receita de bolo ou mágica…. Não temos tempo para mi mi mi ….. nosso tempo é preciso, então vamos saber usá-lo. 
A VIDA está muito corrida, o tempo urge e o paciente carece de resultados. 
 
As técnicas que escolhi desde então, me dão essa clareza e flexibilidade para fazer esses “confrontos”. 
A TCCTerapia Cognitivo Comportamental – e a PSICOLOGIA SISTÊMICA sempre me deram resultados mais rápido e com grande eficácia.
 
psicologiaPor isso, costumo dizer que os ganhos adquiridos no processo, NÃO tem dinheiro no mundo que pague!! 
Sinto-me milionária, gratificada e lisonjeada nesses pequenos aninhos vividos. Principalmente quando recebo indicações…. reforçando minha escolha pela profissão e com a abordagem que atuo.
 
Em suma, perceber que o paciente está pronto para seguir sozinho e colocar em prática as ferramentas apreendidas em seu processo, é um tudo de BOM!!
Receber um telefonema vez ou outra como feedback informando que está BEM,  que lembrou dos nossos encontros em tais e tais eventos….. É muito gratificante!!
 

Como disse no começo, sem dúvida faria tudo de novo!!

 

 

Clara Ataide

Rua Moreira Cesar, 26/1113 – Icaraí – Trade Center – Icaraí – Niterói (RJ)

Telefone: 21.98283.4886

Psicologia Clínica com especialização TCC e SISTÊMICAS, Terapia Familiar, Grupo, Dependência Química e Hipnose.
CRP- 05/17537
 
 
 
” Obrigada pelo carinho, obrigada pelos nossos momentos juntas. Obrigada por me mostrar “um pouco”de tudo aquilo que eu precisava saber.”(Simone Boechat) 

==============================================================================

DIA DO PSICÓLOGO:PROFISSIONAIS EMPENHADOS NA PRÁTICA DO BEM.

Ah! A psicologia…. Atualmente ainda é comum ouvirmos pessoas dizerem:“_ Não preciso ir ao psicólogo; não sou maluco!”, porém graças a conscientização popular este pré-conceito está se dissipando.

psicologia

Dessa forma, mais pessoas estão compreendendo que a psicoterapia é um processo conduzido por um profissional que auxilia o paciente a compreender e lidar com seus conflitos internos e externos e com seus sofrimentos e angustias, fazendo-o encontrar novos caminhos no auto conhecimento.

 

 

Psicologia: O que é ?

psicologia

 

Primeiramente, a psicologia é a ciência que estuda, não somente, os processos mentais e comportamentais do ser humano, como também suas relações com o ambiente físico e social e tem como objetivo diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais, transtornos de personalidade, doenças mentais.

 

 

Psicologia Clínica possibilita ao pacientese conhecer melhor facilitando a mudança na sua forma de agir diante do que lhe angustia. Além disso, a psicologia trabalha diversas questões, a saber:

  • lutos (perdas),
  • situações pós traumáticas (assaltos, separações, etc.),
  • crises existenciais (problemas em relacionamentos, dúvidas sobre trocas de emprego, etc.),
  • distúrbios alimentares,
  • medos e fobias ( falar em público, dirigir e animais dentreoutros),
  • timidez e
  • vários transtornos (depressão, ansiedade, bipolaridade, TOC, tristeza profunda,etc.)

psicologiaNesses últimos, estudos recentes demonstram ser indispensável o tratamento com um psicólogo sob pena de nenhum outro tratamento surtir efeito.

Mas a psicoterapia é, sobretudo, um fator de auto conhecimento de grande valia para todas as pessoas que desejam se conhecer e lidar bem com seu entorno.

No Brasil para ser psicólogo é necessário ter título de Graduaçãoem Psicologia. Além de estar regulamente inscrito no Conselho Regional de Psicologia.

Enfim, a psicologia é regida por um código de ética com alguns princípios fundamentais dos quais destaco:

“O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. ”

 

A psicologia me escolheu…

Em suma, amo minha profissão, amo ser psicólogo, não consigo me ver exercendo outra profissão que não essa. Desde criança eu sonhava ser psicólogo. Enquanto outras crianças da minha idade queriam ser bombeiros, médicos, policiais, artistas eu sempre soube que seria Psicólogo. Assim sendo, costumo dizer que a Psicologia me escolheu (risos).

Então, eu vivo e respiro a Psicologia. Além disso, acredito na Psicologia como uma ferramenta facilitadora no que concerne em fazer bem ao outro.

Tenho uma enorme gratidão aos meus pacientes que me confiam as suas dúvidas, suas dores, seus medos, seus conflitos, seus anseios, suas angustias, pois é para eles que me faço ser psicólogo.

 

 

psicologia

 

Gratidão também aos meus professores, à faculdade e aos meus familiares, pois com certeza me ajudaram a ser o profissional que sou hoje.

 

 

 

E principalmente ao Universo por ter me permitido estudar esta ciência tão fascinante que trabalha o ser humano sem julgamentos, sem críticas acreditando que cada pessoa é única. Dessa forma, o que mais posso dizer?

 

“AMO SER PSICÓLOGO E SOU GRATO A TUDO ISSO!”

 

Parabéns a todos os Psicólogos que, assim como eu, exercem sua profissão com dedicação respeito e amor!

 

psicologiaWalter Lima de Avellar

Psicólogo Clinico, com base na abordagem psicodramatista;

Pós-graduando em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Pós-graduando em Psicopedagogia

Consultório:

Av: Carlos Mariguella , 8523 sala 4

Itaipuaçu – Maricá

Telefones: (21) 98852-4021 (wattsap)

(21) 970053293

Walter.avellar@gmail.com

 
 
 
Veja também:

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: