Vermelhinhas

Vermelhinhas- bikes gratuitas da Prefeitura Maricá

Compartilhe essa matéria:

Vermelhinhas: a bike de todos

Anes de mais nada, as Vermelhinhas, as bicicletas de todos serão gratuitas. Além disso, elas estarão disponíveis para empréstimo através da Empresa Pública de Transportes (EPT), diariamente. Essas bicicletas gratuitas da Prefeitura de Maricá já estão com seu processo de implantação em andamento.

De fato, serão 200 vermelhinhas, no total, distribuídas em 20 estações, a saber: cada uma com 10 bicicletas. Todas as estações contarão com totens de ativação, onde o usuário fará a liberação e entrega do equipamento, utilizando um cartão de acesso que será disponibilizado através de um cadastro. 

De acordo com o presidente da EPT, Celso Haddad: 

“O processo está em fase inicial. Estamos realizando a cotação que dará origem ao custo que será estipulado no edital”.

Depois desta fase de cotação, a expectativa é dar sequência na criação e lançamento do edital, com previsão de início dos serviços em outubro. 

Desse modo, Celso ressalta: 

“A EPT, dentro de seu planejamento orçamentário, irá custear as bicicletas que serão implantadas pela empresa que for a vencedora da licitação. Elas serão totalmente gratuitas para a população, e quando apresentarem algum defeito, serão imediatamente substituídas”.

De acordo com o Termo de Referência, o usuário poderá utilizar as Vermelhinhas por até uma hora de segunda a sexta-feira. E, aos sábados, domingos e feriados, o uso será por duas horas.  O sistema fará o controle deste período. Além disso, ocorrerá bloqueio do cartão de acesso, caso a devolução não seja efetuada dentro do tempo indicado.

Vermelhinhas e Verdinhas

ecobikes vermelhinhas
As ecobikes são sucesso no Espraiado.

 

Com efeito, as vermelhinhas farão o mesmo sucesso que as EcoBikes, as nossas verdinhas da Unidade de Conservação no Espraiado, disponibilizadas em Janeiro/2019.  Por certo, as bicicletas promovem mais atividade física e lazer para a população que apreciam essa nova iniciativa do governo. Afinal, será mais um serviço gratuito para a população para sua locomoção e para o lazer.

 

Enfim, veja também:

 

> Ecobikes em Espraiado: mais um novo projeto sustentável para Maricá 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: