ONU

ONU promove atividades de conscientização em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhe essa matéria:

ONU promove atividades de conscientização em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente.

ONU
Emblema da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) promove essa semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (05), atividades para combater a poluição plástica. Com o intuito de sensibilizar as pessoas, organizações e países sobre a proteção da natureza, o dia Mundial do Meio Ambiente, desde que foi instituído em 1972, se tornou a principal plataforma para fazer essa mobilização de conscientização.

 

 

 

ONU poluição plástica
“Acabe com a poluição plástica”

 

Este ano, com o tema “Acabe Com a Poluição Plástica”, a data soma esforços à campanha “Mares Limpos” da ONU Meio Ambiente para combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema. Que, segundo a ONU, “se não for solucionado, poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.”

 

 

 

De acordo com os dados levantados pela ONU Meio Ambiente, por ano são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta. Classificando a poluição plástica na maior causadora de danos ao meio ambiente e à saúde. Contudo, a produção e descarte incorreto desse material vem crescendo cada vez mais. “Mais plástico foi produzido na última década do que em todo o século passado.”.

As sacolas plásticas são feitas em sua maioria de polietileno, produto que leva pelo menos 500 anos para se decompor, ou seja, quanto maior o número desse produto em solo, maiores serão os danos que ele causará.

 

 

ONU poluição nos rios e mares

“A cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contém microplásticos. Metade do plástico consumido pelos humanos é descartável (e evitável) e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção”,  informou a ONU Meio Ambiente.

 

 

Aqui no Brasil, a ONU Meio Ambiente irá promover e apoiar uma série de ações durante toda a semana, atividades que começaram ontem (04) e vai até 11 de junho.

ONU

 

Veja aqui alguns eventos de comemoração da Semana do Meio Ambiente que acontecerão em Maricá:

Semana do Meio Ambiente – Maricá tem caminhadas e corrida

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: