3 mil mudas serão doadas Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente – doação de 3 mil mudas em Maricá e lives da ONU

Compartilhe essa matéria:

3 mil mudas nativas da Mata Atlântica serão doadas

Antes de mais nada, no dia 5 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data esta que é comemorada desde 1972. Com o intuito de conscientizar a população mundial a preservar recursos que até então eram considerados inesgotáveis. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente na próxima sexta-feira, 05/06, a Secretaria de Cidade Sustentável vai doar 3 mil mudas nativas da Mata Atlântica para os moradores. A ação faz parte do Maricá + Verde na sua casa”.

 

20 mil mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Segundo o secretário da pasta, Guilherme Di Cesar Mota, a distribuição das mudas como ipê rosa, ipê amarelo, graviola, pata de paca e oiti terá início na sexta-feira (5), buscando atender a todos os pedidos.

 

“Todo ano, nós realizamos a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Então nossa ideia é que em meio a esta pandemia possamos despertar o desejo de contribuir de alguma forma pela melhoria do planeta. Estamos em momento de transformação, por que não começar esta mudança com o plantio de uma árvore?”, disse Guilherme.

 

As solicitações devem ser enviadas até as 17h desta quinta-feira, 04/06, para o email maricamaisverde.ambiente@gmail.com. Ainda mais, a secretaria enviará uma listagem atualizada de mudas para a pessoa escolher. Na entrega, receberá as orientações sobre o plantio.

 

O projeto Maricá Mais Verde existe há seis anos. Enfim, durante este tempo, já foram doadas para moradores ou plantadas em áreas públicas mais de 25 mil mudas.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente: além das 3 mil mudas em Maricá, reflexões virtuais para estimular ações reais no mundo

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Do mesmo modo, o Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.

 

Eventos preparados

 

A saber, no dia 28 de maio, a live “Os desafios da Conservação no Brasil” deu início à contagem regressiva para a semana do meio ambiente. A próxima transmissão ao vivo, “Conexões entre a Natureza e a Humanidade”, será no dia 3 de junho, às 16 horas. No bate-papo, a pesquisadora da Fiocruz Márcia Chame e o psicólogo Alexandre Coimbra irão explorar a relação entre meio ambiente e saúde humana.

Ademais, outros dois eventos especiais acontecem nos dias 4 e 5 de junho, realizados em parceria com o Museu do Amanhã. Na quinta-feira (4), às 16 horas, uma conversa de alto nível sobre meio ambiente, ser humano e os futuros possíveis que desejamos construir. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu.

Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 17 horas, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo You Tube do PNUMA e do Museu.

Além disso, ainda serão discutidos como ser sustentável na quarentena, efeitos do aquecimento global na biodiversidade e nos recifes de coral, agroecologia e a interdependência na teia da vida e educação para o desenvolvimento sustentável. Enfim, a programação completa está disponível no site do PNUMA.

Foto: Divulgação – Prefeitura/ONU 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: