Ônibus elétrico-hidrogênio: novo transporte público de Maricá em breve nas ruas da cidade
Ônibus híbrido a hidrogênio H2+2 – energia limpa e sustentável será o novo transporte dos maricaenses
Antes de mais nada, o que é um ônibus elétrico-hidrogênio, ônibus híbrido a hidrogênio H2+2? Ora, o ônibus elétrico-hidrogênio, o H2+2, é um veículo híbrido. Ou seja, ele é movido a energia elétrica obtida da rede convencional. E, posteriormente, complementada com a energia produzida a bordo. Em suma, a energia é produzida por meio de uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio e pela regeneração da energia cinética. Além disso, é um ônibus silencioso, não poluente, mais eficiente e seguro. Portanto, o ônibus elétrico-hidrogênio combina alta eficiência energética sem emissão de poluentes, logo energia limpa e sustentável. Para os passageiros, o H2+2 terá um grande diferencial: o ônibus sustentável é muito mais silencioso do que aqueles movidos a diesel. O ônibus foi desenvolvido na Coppe/UFRJ sob a coordenação do professor Paulo Emílio Valadão de Miranda, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ. Desse modo, o veículo é o único com tecnologia 100% brasileira. E, como resultado, foi lançado durante a Rio+20, evento promovido pela ONU em 2012, no Rio de Janeiro.
Final de Regime de Concessão do Serviço de Transporte
Em entrevista a M1NewsTV, o secretário de Indústria e Portuária, Igor Sardinha, revela o futuro do transporte público de Maricá. De fato, Igor reafirma o conteúdo de sua palestra no Encontro de Negócios. Nesta parte da entrevista, Igor Sardinha fala sobre o fim da concessão do transporte público e a implantação do novo sistema. Assista aqui.
Em suma, a Prefeitura irá oferecer todo o serviço de transporte público, após o encerramento do contrato de concessão vigente. Isso, de acordo com nossa Constituição Federal em seu artigo 30, item V:
Art. 30. Compete aos Municípios: V – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;
Certo que a prefeitura é a responsável primária pelo transporte público urbano, e, segundo o secretário, a Empresa Pública de Transporte (EPT) se encarregará dessa serviço. Em seguida, reitera o interesse da Prefeitura em adotar energia limpa, a saber: ônibus elétrico-hidrogênio. Acrescente-se que o projeto da prefeitura de Maricá é que esses veículos sejam produzidos no município, gerando emprego e renda. Clique aqui e assista a parte da entrevista onde o secretário fala sobre empregos e indústria.
Prefeitura de Maricá, Coppetec/UFRJ e ônibus elétrico-hidrogênio:
ATENÇÃO
De acordo com assessoria de comunicação da Secretaria foi adiado evento que aconteceria no dia 28/9.
Dessa forma, a assinatura do Memorando de Entendimento entre a UFRJ e a Prefeitura de Maricá será realizada em nova data a ser informada.
Sem dúvida, energia limpa e sustentável e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis chegam em Maricá!
Veja também: ====> Maricá reúne indústria, comércio e serviço no Encontro de Negócios ====> Empresários de petróleo, gás e demais setores se reunem em Maricá num Encontro de Negócios ====> Sistema eletrônico inteligente – Segurança inovação no combate ao crime em Maricá
10 thoughts on “Ônibus elétrico-hidrogênio: novo transporte público de Maricá em breve nas ruas da cidade”
Comments are closed.