novo hospital

Novo hospital Ernesto Che Guevara – tratamento de esgoto

Compartilhe essa matéria:

Duas estações de tratamento de esgoto do novo hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara foram montadas nesta sexta-feira (06/12) na área externa da unidade. Cada uma terá capacidade de processar 250 metros cúbicos de rejeitos por dia. Além disso, após o tratamento, vão devolver água limpa ao meio ambiente. As duas grandes peças têm peso aproximado de 5 toneladas cada. Desse modo, foi necessário o auxilio de um guindaste para a operação.

A equipe da Prefeitura de Maricá, responsável pela construção do novo hospital, vai agora dar o acabamento no espaço onde ficam os cilindros. De acordo com a chefe de divisão da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), Fernanda Spitz: ao final desta etapa toda área do entorno do prédio principal começa a receber paisagismo e iluminação.

Ao mesmo tempo, Fernanda reafirma que o hospital tem abertura prevista para fim de fevereiro e início de março.

“Fizemos um estudo com o apoio da Empresa de Saneamento de Maricá (Sanemar) para oferecer qualidade e segurança no tratamento do esgoto do hospital. Este é um grande avanço que tivemos para a entrega e, agora, aguardamos um posicionamento da Cedae com relação à água e do DER-RJ sobre a passarela na rodovia.”

Novo hospital Ernesto Che Guevara recebe estações de tratamento de esgoto

De fato, a secretária de Saúde de Maricá, Simone da Costa, também comemorou a montagem dos cilindros que abrigam as duas estações. Afirma a secretária que as equipes vão passar por treinamentos para operação dos equipamentos.

“Era uma etapa muito esperada por nós e que será fundamental para o fluxo de saída do material biológico. Como esta, toda a obra física do hospital é muito bem feita no geral. Como já nos disseram, temos uma ‘Ferrari’ nas nossas mãos, com tudo de última geração com boa infraestrutura; que vai equacionar nossa carência para casos de alta e média complexidade.”

Portanto, o hospital municipal, que fica às margens do quilômetro 23 da rodovia RJ-106 (sentido Tribobó), é formado por três blocos. Sendo assim, no A estão localizados os consultórios médicos e a recepção. No B estão o centro cirúrgico e as UTIs. No C funcionará a área de serviços como refeitórios, vestiários, administração e salas de TI.

Além disso, o investimento é realizado com recursos próprio e contará com 138 leitos para internação. Além de duas CTIs, 19 enfermarias (com três leitos cada), distribuídas pelos três blocos. E seis salas de observação para adultos e mais três alas de observação para pediatria.

Enfim, veja também:

>>Alto Espraiado e o Papai Noel Rural

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: