Festival de Natação

Festival de Natação – Inclusão Promovida

Compartilhe essa matéria:

Um Festival de Natação movimentou a piscina da Arena Flamengo (Flamengo) no último sábado, dia 07/12. O evento contou com a participação de todos os alunos do projeto Esporte Presente que, através da Secretaria de Esporte e Lazer, recebem aulas gratuitas de natação e hidroginástica no local.

No entanto, na parte da tarde, as turmas compostas por pessoas com necessidades especiais (PCD’s) deram um show de superação. Muito sorridente, a mãe do pequeno Josué, de cinco anos, Elisangela Cordeiro Gomes (38 anos) incentivava o filho a atravessar a piscina a nado.

Sendo assim, explica a moradora do Caxito, antes de revelar que Josué tem uma síndrome rara, motivo que o fez demorar a andar.

Desde quando começaram as turmas de PCD que o Josué faz natação aqui. A água auxilia muito na questão do desenvolvimento da criança, então eu o vejo mais tranquilo, mais focado, com mais coordenação motora e equilíbrio. Eu vejo a natação propiciando um melhor desenvolvimento para ele. Para gente, a sensação é de mais uma vitória, algo que a gente lutou muito. Um festival desse é reconhecimento para as pessoas pcds.

Festival de Natação

Além disso, em sua cadeira de rodas, Davi Trindade (6 anos), aguardava ansioso por sua vez. Super comunicativo, o menino que fazia equoterapia, mas após uma luxação acabou trocando a atividade pela natação, contou que não tem medo de entrar na água.

Essa é a minha atividade. Eu nado sozinho até lá no final. Fico feliz aqui e gosto quando a água está gelada. Eu mergulho e, um dia, peguei um negócio lá sozinho, embaixo dágua.

Desse modo, ao lado do filho, Luana Coelho (35 anos), de São José do Imbassaí, completou:

Ele começou na natação e está adorando. Além da alegria, é muito gratificante para a gente, que é mãe de uma criança deficiente, ter essa inclusão, que é muito difícil. Vários lugares tem natação, mas para uma criança deficiente, em Maricá, esse foi o primeiro lugar. Mesmo a gente pagando, não tem essa inclusão. Da outra vez que teve competição, ele saiu daqui com a medalha radiante. Isso para a família é gratificante. Não tem valor.

Sendo assim, a coordenadora da piscina, Maria Estela Machado explicou que o objetivo não foi incentivar uma disputa.

Nós não fizemos competição e sim uma mostra de tudo que foi trabalhado ao longo do ano nas aulas. Além de mostrar para os responsáveis tudo que os alunos aprenderam ao longo do período, esta é uma possibilidade de socializarmos.

Enfim, veja também:

>>Turismo em Itaipuaçu – empresários se reunem

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: