orla do Boqueirão

Nova orla do Boqueirão passa a se chamar Orla Zé Garoto: totalmente arborizada e revitalizada

Compartilhe essa matéria:

Prefeitura de Maricá entrega nova orla do Boqueirão

De antemão, a  nova orla do Boqueirão, que liga o Centro à Barra de Maricá, passa a se chamar “Orla Zé Garoto“.  Além disso, ela foi totalmente revitalizada e arborizada.

Orla Zé Garoto, a nova orla do Boqueirão totalmente revitalizada – Fotos: Gabriel Reis

Esclarece-se que projeto integra plano da Prefeitura de Maricá de revitalizar toda a faixa marítima da cidade. Dessa maneira, a população recebeu um local totalmente novo e lindo, ou seja, uma importante obra que integra turismo, esporte e lazer, a saber:

    Orla Zé Garoto – nova orla do Boqueirão revitalizada – Fotos: Katito Cavalho 

 

  • rampas de acessibilidade,
  • redutores de velocidade,
  • faixas-guia para deficientes visuais,
  • iluminação específica,
  • faixa de areia, com quadra de vôlei e palhoças (abrigos rústicos cobertos de palha),
  • além de uma encosta de grama com duas rampas de acesso, sendo uma delas para a entrada de jet-skis.

  

Orla Zé Garoto – nova orla do Boqueirão revitalizada – Fotos: Katito Cavalho 

No local também foram instalados dois chuveiros sobre uma plataforma de madeira e, próximo à ponte, foi feita uma contenção com pedras e cimento. 

Durante a cerimônia de entrega da nova orla do Boqueirão, o prefeito Fabiano Horta afirmou:

“É muito importante para nós abrirmos espaços e áreas como essa em Maricá. Tem sido uma satisfação recorrente e permanente nossa. Estamos transformando esse grande e bruto diamante em uma cidade linda. Precisamos a cada dia ir dando a Maricá essa dimensão de beleza estética, de beleza que expressa funcionalmente um cotidiano que sirva as pessoas e acima de tudo uma dimensão de pertencimento”

 

orla Boqueirão
Prefeito Fabiano Horta com a primeira dama, Rosana Horta  – Foto: Katito Carvalho

 

Ao mesmo tempo, manifestou sua opinião:

“Não tenho duvidas de que iremos fazer, a partir de agora, uma ligação de natureza esportiva, harmônica em relação a contemplação com o Boqueirão, Centro e Araçatiba”.

A mudança do nome da orla do Boqueirão é uma homenagem e agradecimento ao município vizinho de São Gonçalo 

O prefeito Fabiano justificou a homenagem feita a São Gonçalo. Posteriormente, parabenizou a cidade vizinha pelo seu 128° aniversário comemorado em (22/09).

“A primavera está chegando e nós vamos ter a cidade vivendo esses espaços. Isso faz bem, isso cultiva a prática esportiva, isso mexe com os humores e quem descobriu isso aqui antes do maricaense, na dimensão do uso, na dimensão da estada, foram os visitantes de São Gonçalo e de Itaboraí. Pessoas que aos finais de semana enchem esse lugar. Quando nós resolvemos nomear essa orla como nome Zé Garoto, foi para dizer para as pessoas e para nós mesmo que o mundo é de todos. Essa lagoa pertence ao território de Maricá, mas ela deve, tem e pode ser usada por todos os habitantes do Rio de Janeiro e o gonçalense é o que mais usa e merece o nosso reconhecimento com essa homenagem”

 

 

 Orla Orla Zé Garoto – nova orla do Boqueirão revitalizada – Fotos: Katito Cavalho 

 

De acordo com o secretário de Obras, Renato Machado, a homenagem é uma forma de agradecimento ao município vizinho. Por este motivo, declarou:

“Que possamos oferecer não somente para São Gonçalo, mas para Itaboraí, Niterói e a todos os outros municípios uma Maricá que promove a cultura de esporte, lazer, saúde e educação. Maricá hoje é um exemplo para o estado do Rio de Janeiro. ”

A nova orla do Boqueirão foi aprovada por

  • moradores antigos de Maricá,
  • como também os atuais moradores de Maricá e ex-moradores de São Gonçalo,
  • além dos visitantes regulares e
  • veranistas.

De fato, a Orla Zé Garoto desponta como um dos lugares que se transformarão em “point” de encontro em Maricá. Em razão de sua beleza e integração com esporte e lazer, o local será muito procurado e desfrutado.

Segurança na nova orla do Boqueirão

Com o propósito de ampliar a segurança dos moradores e visitantes, foram instalados dois traffic calming, a saber:  duas faixas elevadas para travessia de pedestres e que obrigam os condutores a reduzirem a velocidade. De fato, os redutores foram colocados em frente a nova faixa de areia e próximo à placa de boas vindas da região.

 

Orla revitalizada do Boqueirão – Foto: Elsson Campos  orla do BoqueirãoOrla Zé Garoto – nova orla do Boqueirão revitalizada- traffic calming e pista de ciclismo -Fotos: Elsson Campos

Da mesma forma, sinalização vertical com pintura da ciclofaixa, além do recapeamento foi feito no trecho entre a ponte do Boqueirão e a rotatória da entrada de Zacarias ganhou 

Saber amar, respeitar e valorizar a Orla Zé Garoto

 

orla do Boqueirão  Nova orla do Boqueirão – Foto: Gabriel Reis

Orla Zé Garoto, nova orla do Boqueirão revitalizada – Fotos: Gabriel Reis 

Durante a cerimonia, o prefeito Fabiano Horta falou da necessidade de estimular o sentimento de pertencimento aos frequentadores do local. Isto é, o sentimento de conexão com a Orla Zé Garoto, ou seja,  saber amar, respeitar e valorizar o local.

   Orla Zé Garoto – nova orla do Boqueirão revitalizada – Fotos: Katito Cavalho 

Acrescente-se que todo projeto da nova orla do Boqueirão iniciou em maio deste ano. Além do mais, foi construído com recursos próprios da Prefeitura de Maricá

Foto Destaque aérea: Orla Zé Garoto, antiga Orla do Boqueirão completamente revitalizada – Foto: Gabriel Reis

Veja também:

===>Inauguração Matriz Museu – arte sacra da igreja Matriz de Maricá

===> Prefeito Fabiano Horta inaugura nesta sexta-feira novo calçadão da Barra de Maricá.

===> Atividades esportivas gratuitas no sábado (18/08) em Araçatiba

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

3 thoughts on “Nova orla do Boqueirão passa a se chamar Orla Zé Garoto: totalmente arborizada e revitalizada

Comments are closed.