mão de obra local, reunião secretaria de Industria e Portuaria e Consórcio GRT3

Mão de obra local-Rota 3: geração de empregos para os maricaenses

Compartilhe essa matéria:

Uso de mão de obra local é debatido em reunião sobre obras do gasoduto Rota 3

Representantes do Consórcio GTR-3, composto pelas empresas Concremat e a Encalso Construções, e Prefeitura de Maricá se reuniram na última semana. Nesse momento foi debatido sobre as obras do gasoduto Rota 3 e uso da mão de obra local.

mão de obra local
Localização do complexo e municípios da área de influência direta e estendida do COMPERJ.

Com efeito, o consórcio é responsável pela construção do trecho terrestre do gasoduto Rota 3.  Afinal, o gasoduto irá ampliar a capacidade de exportação de gás natural em cerca 17,8 milhões m³/dia. E, dessa maneira,  interligará áreas produtoras do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). De fato, o Comperj, localizado no município de Itaboraí, passa em grande parte de sua extensão pelo município de Maricá.

A M1News apresenta entrevista com Igor Sardinha, secretário de Indústria e Portuária. Nesse momento, é informada a retomada das obras do Comperj em Itaboraí. E, acima de tudo, explica o que é a Rota 3, o início de sua obra, e os acordos entre o Consórcio GTR-3 e a Prefeitura de Maricá para priorizar, em 2019, da mão de obra local. Assista aqui:

 

De acordo com Rodrigo Peterka, gerente responsável pelo contrato:

“O contrato terá duração de 26 meses. A saber, três meses para a elaboração de engenharia detalhada e 15 meses para a fase de construção e montagem”.

Sem dúvida, na oportunidade ficou estabelecido um calendário de reuniões entre as partes.  Afinal, essas reuniões visam apresentação aos demais membros do governo, as etapas da obra. E, além disso, serão apresentados os impactos gerados e o cronograma de execução na cidade.

Cursos de qualificação e cadastramento de mão de obra local

Conforme entendimentos com a Petrobras, a prefeitura conseguiu sensibilizar o Consórcio realizador da obra. Veja nossa matéria no link abaixo.

=======>Petrobras BR se reúne com prefeitura de Maricá para priorizar contratação de mão de obra local 

Sendo assim, haverá utilização do sistema municipal de cadastramento de mão de obra local. E, consequentemente, para seleção dos empregos gerados pelo empreendimento.

mao de obra loca qualificação
Cursos de qualificação para os maricaenses visando disputar as vagas geradas.

Além disso, será realizado uma reunião em janeiro entre empresas que compõem o Consórcio e secretaria de Indústria e Portuária e Secretaria de Trabalho. Afinal, essa reunião irá verificar as possibilidades de cursos de qualificação. Por certo, cursos que poderão ser oferecidos pela prefeitura aos maricaenses. E, desse modo, os mesmos terão condições de disputar as vagas geradas.

Enfim, veja também nossas matérias sobre qualificação profissional e geração de empregos em Maricá

=======> Qualificação profissional é prioridade: Maricá não quer errar como Macaé!

========>Terminal de Ponta Negra – obra do porto está próxima de ser liberada

 

 

mão de obra local
Mapa da Bacia de Santos

Fonte: Secretaria de Indústria e Portuária

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: