Museu Nacional RJ

Museu Nacional RJ: parceria do MEC e UNESCO para reconstrução

Compartilhe essa matéria:

O Ministério da Educação anunciou neste mês (13) uma parceria com a UNESCO no Brasil para reconstruir o Museu Nacional RJ atingido por um incêndio em setembro último. A cooperação entre a pasta e a agência da ONU vai apoiar a restauração do prédio, além de desenvolver um novo projeto curador e museográfico para a instituição.

Com implementação prevista para o biênio 2019-2020, a parceria das Nações Unidas com o governo federal foi apresentada na semana passada. Com efeito, foi realizada no Rio de Janeiro, reunião de balanço das ações emergenciais para recuperar o museu. Sem dúvida que o evento contou com a participação também de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A UNESCO sente-se feliz em poder contribuir com os esforços de reconstrução do Museu Nacional RJ e seu acervo. Visto que quando se incendia um museu, perdemos parte da memória do país. Então, contribuir neste esforço nacional e internacional de reconstrução permitirá avançarmos juntos. e, desse modo, no menor prazo possível, devolver o museu à sociedade brasileira e ao mundo”. afirma a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

A colaboração das instituições prevê a realização de pesquisas para planejamento estratégico, de comunicação, articulação social e capacitação. Os estudos vão orientar os fundamentos conceituais e técnicos para os projetos básico e executivo de reconstrução e restauração do Paço de São Cristóvão. Também serão feitas análises para elaborar uma nova concepção do museu.

 

História do Museu Nacional RJ

Com 200 anos de existência e um acervo composto por mais de 20 milhões de itens, o Museu Nacional RJ é a mais antiga instituição científica do Brasil e um dos maiores museus de ciências naturais e antropológicas do mundo. O palácio serviu de residência à família real portuguesa e à família imperial brasileira. Além disso, sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana.

 

Incêndio museu nacional
Chamas destroem Museu Nacional RJ, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão

incêndio, ocorrido em 02/09/2018, iniciou após o encerramento do horário de visitação e atingiu os três andares do museu. Pouco depois, foram acionados bombeiros de quatro quartéis, que chegaram rapidamente ao local. Entretanto, às 21 hs o fogo ainda encontrava-se fora de controle, com grandes labaredas e estrondos ocasionais.

Portanto, coleções inteiras foram destruídas pelo fogo. Do mesmo modo, duas exposições que estavam em duas áreas da frente do prédio principal também foram consumidas no incêndio.

Foto Destaque: Fachada do Museu Nacional RJ, interditado após o incêndio. Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

Veja também:

=======> Projeto de Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: