heteroidentificação

Heteroidentificação para candidatos negros no Concurso público de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Concurso público de Maricá: candidatos negros precisam de heteroidentificação

Antes de mais nada, os candidatos do concurso público da Prefeitura de Maricá que se declaram negros ou pardos precisam comparecer no Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM) para a heteroidentificação. Em suma, a heteroidentificação é a confirmação visual da etnia declarada. O procedimento acontece logo após o Natal, nos dias 26 (das 13h às 17h) e 27 e 28 (8h às 16h) de dezembro. O edital nº 01/2018 com os dias estabelecidos para cada candidato está disponível no portal da prefeitura – www.marica.rj.gov.br.  Então, o ISSM fica na Rua Amadeu Pugliesi, 28, na Mumbuca.

Processo de confirmação da etnia

A Coordenação de Recursos Humanos da prefeitura informa que a heteroidentificação será filmada e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos. Não haverá, sob qualquer justificativa, segunda chamada da heteroidentificação ou sua realização fora da data, do local e do horário estabelecidos no edital. Desse modo, os candidatos que faltarem estarão eliminados do concurso. Também serão eliminados aqueles com autodeclaração falsa.

Documentação necessária

Os candidatos deverão comparecer para realização da entrevista munidos de documento de identificação válido.

heteroidentificação

No caso de roubo ou perda do referido documento de identificação, só poderão realizar a entrevista os candidatos que apresentarem Boletim de Ocorrência de no máximo 30 (trinta) dias que antecedem à realização dessa perícia.

Comissão de heteroidentificação formada por negros


Conforme já noticiado pela M1News, foi montada uma comissão de heteroidentificação para certificar as declarações raciais.

Assim sendo, aqueles que se declararam negros passarão por esse processo. 

“Foi montada uma comissão de heteroidentificação, formada por negros, sindicato dos professores, sindicato dos servidores, procuradoria e prefeitura, para certificar as declarações raciais”, informou o coordenador.

Recurso do processo 

Os candidatos poderão interpor recurso único, por escrito, devidamente fundamentado. Com efeito, o recurso deverá ser entregue pessoalmente no ISSM, no dia 04/01, das 8h às 12h. Enfim, o resultado do recurso previsto será divulgado no endereço eletrônico (www.marica.rj.gov.br/concursos), no dia 8 de janeiro de 2019.  

Veja também:

====> Convocação do Concurso Público da Prefeitura de Maricá  

====> Nova data para resultado do Concurso Público

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: