EcoMuseu Bertha Lutz

EcoMuseu Bertha Lutz – inauguração no Espraiado, Maricá

Compartilhe essa matéria:

Ecomuseu Bertha Lutz

Inaugurado hoje, dia 21/03,  às 10 horas, o EcoMuseu Bertha Lutz na sede da Unidade de Conservação no Espraiado. Antes de mais nada, o museu tem com objetivo trazer a educação ambiental e ecológica à população. Semelhantemente, objetiva também atrair turistas afim de maximizar o turismo no local.

Ecomuseu Bertha Lutz
Da esquerda para direita, Sr. Luiz Ramos, responsável pelo viveiro florestal, o biólogo Prof.Marcos Lacerda e Renata Gama, arquiteta e urbanista.

Veja aqui as palavras do Prefeito Fabiano Horta na inauguração desse importante espaço para Maricá, o EcoMuseu Bertha Luz, na sede da Unidade de Conservação no Espraiado.

 

 

De fato, assim como o Projeto Ecobike, recém apresentado à população, o EcoMuseu é muito importante para o desenvolvimento turístico do município. Com efeito, o Projeto Ecobike já é um sucesso em Maricá. Consequentemente, o Ecomuseu Bertha Lutz é uma boa opção de passeio em família ou entre amigos em qualquer época do ano, faça chuva ou faça sol. Além disso, é grátis!

ecomuseu Bertha lutz
Rosana Horta com Larissa Apolinário.

Entrevista exclusiva da M1News com Márcia Freitas, gestora da Unidade Conservação do Espraiado, que relata sobre o projeto do EcoMuseu, sua cotinuidade e importância desse legado.

Selo EcoAtitude

Dito isto, o EcoMuseu contará com exposições, fotografias, fósseis e espécies de aves e peixes encontrados na fauna do município. Logo, juntamente com as Ecobikes, integrará o selo EcoAtitude, criado pela Secretaria da Cidade Sustentável com o objetivo de identificar ações voltadas para a sustentabilidade. Além do EcoMuseu e das Ecobikes, no espaço existem aulas voltada a sustentabilidade e preservação ambiental para crianças. Acrescente-se também atividades educativas “mini trilhas”, assim estimulando exercícios físicos.

Então, Anderson Sales, biólogo da Unidade de Conservação, apresenta-nos neste vídeo os aquários representativos dos ecossistemas lagunar e da orla de Maricá. Nesses aquários encontramos 16 das 38 espécies de peixes existentes no nosso ecossistema. Anderson revela curiosidades sobre os peixes e da biodiversidade nesses aquários. Além disso, Anderson explica o funcionamento dos aquários.    

 

O Espraiado, sem dúvida, é um dos mais ricos distritos no quesito fauna e na flora do município. Desse modo, tem recebido diversos projetos e atividades voltados para a ecologia e sustentabilidade. E, aproveitando essa riqueza no local, a prefeitura junto com a Secretaria da Cidade Sustentável tem criado projetos para potencializar o tema. De fato, o intuito é a conscientização, tanto da população maricaense quanto dos turistas, sobre a importância da preservação ambiental.

Preservação do ecossistema e de nossa cultura no Espraiado

Assista aqui entrevista exclusiva à M1News do secretário da Cidade Sustentável, Hélter Ferreira. Hélter explica a origem do projeto e a inserção das crianças na conscientização da preservação do nosso ecossistema. O secretário confirma a inauguração de outra Unidade de Conservação no município, dessa vez no Silvado. Em seguida, enumera algumas medidas que estão sendo feitas para a preservação ambiental em Maricá.

A M1News apresenta nova entrevista com o secretário da Cidade Sustentável, Hélter Ferreira. Hélter declara que o EcoMuseu Bertha Lutz é a realização de um sonho, visto que irá transmitir conhecimento e cultura não somente para a população maricaense, mas principalmente para as crianças, deixando, assim, um legado para outras gerações.

Além do EcoMuseu e das Ecobikes, o Espraiado também preserva a cultura por intermédio do consagrado evento Espraiado de Portas Abertas. De fato, evento que completou a sua 10° edição. O “Espraiado de Portas Abertas ” é um evento bimensal, com comidas típicas do meio rural e artesanato. Com efeito, artesanato local, nacional (cerâmica marajoara) e internacional, a saber, as “Tapeceiras do Espraiado”, alunas de Madeleine Colaço.

 

Uma mulher que fez história – Bertha Lutz

 

Primeiramente Bertha era zoóloga de profissão e, em 1919, tornou-se secretária do Museu Nacional do Rio de Janeiro. O fato teve grande repercussão, considerando-se que na época o acesso ao funcionalismo público ainda era vedado às mulheres. Em 1922, representou o Brasil na assembléia geral da Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos, sendo eleita vice-presidente da Sociedade Pan-Americana. De volta ao Brasil, fundou a Federação para o Progresso Feminino. E, desse modo, iniciou a luta pelo direito de voto para as mulheres brasileiras. Ainda em 1922, como delegada do Museu Nacional ao Congresso de Educação, garantiu ingresso das meninas no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Em seguida, Bertha Lutz organizou o I Congresso Feminista do Brasil, em 1922. Na Organização Internacional do Trabalho, discutiu problemas relacionados à proteção do trabalho feminino. Ainda em 1933, bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Acrescente-se que, publicou “A nacionalidade da mulher casada”, na qual defendia os direitos jurídicos da mulher.

Bertha Lutz
Foto: Arquivo Nacional/MJSP

Em sua atuação, lutou pela mudança de legislação trabalhista referente à mulher e ao menor. Além disso, propôs igualdade salarial, licença de três meses à gestante, redução da jornada de trabalho – então de 13 horas.

Participou da Conferência de São Francisco, que criou a ONU, em 1945, sendo a única mulher da delegação brasileira. Bertha foi uma das principais responsáveis pela inserção, na carta de criação da Organização das Nações Unidas, da igualdade de direitos entre homens e mulheres.

 

Enfim, veja abaixo algumas fotos do EcoMuseu:

EcoMuseu Bertha Luz

EcoMuseu Bertha Luz

 

 

EcoMuseu Bertha Luz

EcoMuseu Bertha Luz

EcoMuseu Bertha Luz

 

EcoMuseu Bertha Luz

EcoMuseu Bertha Luz

 

Gostou? Veja nosso álbum de fotos no facebook da M1News. 

Enfim, quer conhecer o Projeto Ecobikes? Veja o link:

====>Ecobikes em Espraiado: mais um novo projeto sustentável para Maricá

 

Foto Destaque: Prefeito Fabiano Horta e secretário da Cidade Sustentável, Hélter Ferreira.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: