Dicas para quem quer começar na carreira fotográfica

Compartilhe essa matéria:

Nesse post separamos 8 dicas essenciais para quem quer começar a fotografar profissionalmente.

Dicas para fotógrafos iniciantes
Fotógrafo registrando a Lagoa de Araçatiba em Maricá. (Dicas para fotógrafos iniciantes)

1 . Se quer ser profissional, tenha uma câmera profissional

dicas
Câmera profissional (DSLR)

Pode até parecer meio obvio, mas essa é uma das dicas mais valiosas e deve estar nessa lista… Por incrível que pareça existem muitos “fotógrafos” por aí que utilizam câmeras semi profissionais (superzoom) em eventos de aniversários e até de casamentos. Mas isso é amplamente errado! Afinal, uma câmera profissional (DSLR) vai dar um ar muito mais profissional ao seu trabalho. De fato, tanto pela qualidade da fotografia quanto pelo controle total do equipamento quando for registrar a foto.

2 . Desapegue do modo automático: 

Dicas para começar na fotografia
Desapegue do modo “A”.

Já tem uma DSLR? Então, tente trabalhar no modo “M“. Mas, pelo contrário, não resiste ao modo “A”? Sei que é difícil mas não é nada impossível e nem um bicho de 7 cabeças. Portanto, se está inseguro com sua câmera, tenha mais afinidade com seu equipamento, conheça mais ele, mexa, futuque… É você que tem que controlá-la e não a câmera controlar você! Pratique cada vez mais até obter o resultado que deseja.

3 . Cuide do seu equipamento: 

dicas
Mochila apropriada para proteger seu equipamento.

Você já deve saber que o ramo da fotografia não é nada barato, então nada mais sensato e econômico proteger seus equipamentos. Coloque sua câmera com as lentes em lugares arejados, onde não crie mofos, assim evita fungos. Câmeras e lentes são muito frágeis, qualquer tombo pode ser fatal, além disso, o concerto, na maioria das vezes, não é viável. E, principalmente, tenha uma bolsa ou mochila apropriada para proteger de impactos mais fortes se tiver algum momento de queda.

4 . Garanta a entrega do seu trabalho:

dicas

Imagina a situação… Você marca um ensaio e faz um trabalho maravilhoso, na hora de voltar pra casa, por infelicidade você é assaltado no meio do caminho! Levam tudo seu, inclusive o cartão de memória que estava dentro da câmera… E aí, me diz… Como entrega essas fotos? Não importa o que aconteça e onde esteja, retire o cartão de memória da câmera e coloque em algum lugar mais seguro. Do mesmo modo, aconselho a colocar o cartão naqueles bolsos menores da calça, como o cartão não faz volume, evitará que leve-o. Pelo menos o trabalho recém feito será entregue.

5 . Faça parcerias: 

dicas
Duas câmeras fotografam melhor que uma.

Adaptando um ditado popular, pode se dizer que duas câmeras fotografam melhor que uma. Logo, fazer parcerias é essencial na fotografia, pois nem tudo você conseguirá fazer sozinho e precisará de ajuda. Seja ela para alguma cobertura em eventos grandes, ou quando você não puder realizar um trabalho por algum motivo, indicar alguém de sua confiança que faça. Isso ajuda bastante, nas divulgações e na produtividade.

6 . Invista em propagandas e divulgações: 

dicas
Redes sociais divulgando suas fotografias.

A propaganda é a alma do negócio… e realmente é! Como você quer fotografar as pessoas se elas não conhecem o seu trabalho? Divulgue o máximo que puder, as redes sociais estão aí pra isso, compartilhe suas fotos no Facebook, Instagram, crie uma pagina ou um blog… são muitas opções de divulgação, aproveite elas pra que conheçam suas fotografias.

7 . Aprenda sempre: 

dicas
Acima de tudo, invista na sua capacitação profissional. Não fique parado. Tenha fome de conhecimento.

Não é só porque você tem um curso no currículo que já sabe de tudo na fotografia… Um fotógrafo profissional está sempre aprendendo coisas novas e mais importante que isso, aplicando-as nas fotos! Dessa maneira, faça workshops, veja dicas e videos na internet, leia livros. Semelhantemente, siga os passos de algum fotógrafo que você admira, veja as fotos dele e tente reproduzi-las, veja também os trabalhos de fotógrafos renomados como Sebastião Salgado ou Araquém Alcântara. Ou seja,  aprofunde nesses caras, tenho certeza que vai aprender muito!

8 . Tenha um contrato: 

dicas
Contrato não é burocracia, é uma necessidade para garantir segurança entre as partes.

Enfim, para garantir o seu trabalho, faça um contrato do seu serviço com tudo o que será combinado: Valor, horas de ensaio ou de cobertura de eventos, local, data, horário de começo e término, quantidade de fotos, prazo de entrega… Absolutamente tudo coloque nesse contrato. Portanto, você garante a concordância do cliente com tudo o que está escrito. Assim sendo, evita que seu nome fique manchado no mercado ou até mesmo de tomar algum processo jurídico no futuro.

Veja também:

https://m1newstv.com/dia-da-fotografia-19-08-2018/

Técnicas fotográficas: leve suas fotos a um outro nível!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Dicas para quem quer começar na carreira fotográfica

Comments are closed.