vitória

Vitória aguardada e resultados registrados na 2 ªpesquisa IBOPE para Presidência 2018

Compartilhe essa matéria:

Bolsonaro tem 57% dos votos válidos; Haddad tem 43%, diz a 2 ªpesquisa Ibope

Na 2ª pesquisa IBOPE divulgada nesta terça-feira (23/10), espera-se a vitória para Bolsonaro (PSL).

De acordo com a sondagem,

  • o candidato à Presidência da República do PSL, Jair Bolsonaro, tem 50% dos votos totais e
  • Fernando Haddad do PT, 37% dos votos totais.
  • além disso, entrevistados declararam votar branco ou nulo 10% e
  • não quiseram ou não souberam responder 3%

Jair Bolsonaro

Considerando apenas os votos válidos, que não contabilizam os nulos, brancos ou indecisos: o candidato do PSL tem 57% das intenções de votos contra 43% do petista. Por certo, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. E a confiança da pesquisa, segundo o IBOPE, é de 95%.  É necessário que o candidato tenha 50% dos votos válidos mais 1 voto para vencer o segundo turno. 
  
Na pesquisa anteriormente divulgada pelo IBOPE na semana passada, Bolsonaro tinha 59% dos votos válidos e Haddad 41%. O levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira ouviu 3.010 eleitores em 208 municípios.O levantamento foi realizado entre domingo (21) e terça (23).

Desse modo, foi apontada a  vitória na 2ª pesquisa IBOPE:

Independentemente da intenção de voto, também foi apontada na pesquisa IBOPE, a expectativa de vitória, a saber:

  • o candidato à Presidência da República do PSL, Jair Bolsonaro, 69%
  • Fernando Haddad do PT, 21%
  • não sabem ou não quiseram responder 9%

Fernando Haddad

Nessa quarta feira (24), o candidato do PT, Fernando Haddad, reconheceu a perda de espaço de seu partido entre as populações mais pobres. Entretanto, ele acredita que ainda dá tempo de virar o jogo.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o código: BR-07272/2018. Também está disponível no site do TSE o detalhamento do questionário dos locais de realização das entrevistas.

Urnas eletrônicas e o horário de verão

 

vitória

Enfim, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu hoje (24) notícia que circula nas redes sociais. De fato, por intermédio de sua conta no Twitter e em sua página oficial na internet o TSE desmentiu o boato. Portanto, é falsa a notícia que diz que as urnas eletrônicas estão equivocadamente programadas de acordo com o horário de verão. É sabido que neste ano, o horário de verão foi adiado para novembro, em vez de iniciar em outubro.

===> Datafolha: Segundo pesquisa, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua na liderança, seguido por Fernando Haddad (PT)

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: