Dia do Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente: Atividades em prol da natureza

Compartilhe essa matéria:

Datas comemorativas em prol da preservação da natureza

Antes de mais nada, no dia 5 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data esta que é comemorada desde 1972. Com o intuito de conscientizar a população mundial a preservar recursos que até então eram considerados inesgotáveis.

E a partir disso, a Secretaria de Cidade Sustentável preparou uma programação especial. Programação que iniciou dia 22/05. Dia esse que também é comemorado o dia da Biodiversidade.

Dia do meio ambiente
Plantio de mudas na cachoeira do Espraiado – Foto: Clarildo Menezes

Nessa quarta-feira, dia  22/05, 60 alunos da Atuação Escola Bilíngue, que fica no Fonseca, em Niterói, participaram do plantio de 50 mudas nativas de Mata Atlântica. A atividade aconteceu no período entre 14 h e 16 h. Em uma área de recuperação da Cachoeira do Espraiado, a saber: nas margens da Cachoeira do Espraiado.

Já no dia 27/05, é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data será marcada com duas importantes inaugurações a partir das 10 h. O auditório da Sede da Unidade de Conservação do Espraiado e a Trilha dos Saberes, situada na mesma unidade.

Também para comemorações do Dia do Meio Ambiente: SOS Restinga

Além disso, sábado (08/06), mutirão em defesa da restinga. De fato, será uma ação ambiental com coleta de lixo e demarcação física da área de reflorestamento. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para necessidade de garantir a anexação da faixa litorânea de vegetação de restinga ao patrimônio do Monumento Natural do Morro da Peça.

Ants de mais nada, o Monumento Natural do Morro da Peça fo icriado pela lei municipal 2.749/17 . Logo depois, teve seus limites da área alterados, retirando a faixa de restinga, de acordo com lei municipal 2.771/17.

como resultado de pedido feito por mobilização popular

 

Além da sua beleza cênica, o local é habitat de rica vida silvestre e sujeita a risco geológico por força da erosão costeira (imprópria para ocupação humana).

É necessária a participação de todos! Concentração será às 9h no ponto final de ônibus no Recanto, em Itaipuaçu.  

 

Unidade de Conservação do Espraiado: Muitas atividades em prol do meio ambiente

Espraiado, sem dúvida, é um dos mais ricos distritos no quesito fauna e na flora do município. Desse modo, tem recebido diversos projetos e atividades voltados para a ecologia e sustentabilidade. E, aproveitando essa riqueza no local, a prefeitura junto com a Secretaria da Cidade Sustentável tem criado projetos para potencializar o tema.

Com isso, a Unidade de Conservação que fica no Espraiado, tem o objetivo de estimular a população local, turistas e principalmente crianças a saberem cuidar da natureza como um todo.

 

dia domeio ambiente

 

Dessa maneira, no local é possível encontrar o EcoMuseu Bertha Lutz que foi inaugurado recentemente. O EcoMuseu conta com exposições, fotografias, fósseis e espécies de aves e peixes encontrados na fauna do município.

 

Dia do Meio Ambiente
Projeto Ecobike

 

Além do EcoMuseu, também são encontradas as Ecobikes. Onde é possivel, “alugar” bicicletas de graça por período de 2 horas, renováveis por mais 2 horas. Permitindo, desse modo, ao morador ou turista andar pelo Espraiado e conhecer mais a fauna e flora do lugar.

 

Veja também: Geração SuperEducS – FACE A FACE Empresarial

 

Na íntegra: Maricá 205 anos: Festa com nomes de peso na música

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: