Apresenta Rio Summit

Apresenta Rio Summit destaca conquistas para o Turismo

Compartilhe essa matéria:

A conferência Apresenta Rio Summit teve sua abertura nessa quarta-feira (16/10). O evento tratou sobre ações no setor de turismo. Ele é promovido pela Associação de Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins, que conta com empreendedores e representantes do setor de entretenimento. Além disso, estiveram presentes o governador Wilson Witzel e o secretário de Turismo Otavio Leite.

 

Pedro Guimarães, presidente da Apresenta Rio Summit, comentou a importância do turismo. Segundo ele:

 

“O entretenimento é o novo turismo e esperamos mostrar que é uma atividade de enorme impacto na economia, na atração de investimentos, na geração de empregos e na arrecadação de impostos para o setor público”.

 

Segundo dados da conferência, são movimentados cerca de R$ 14 bilhões pelos eventos do calendário “Rio de Janeiro a Janeiro”. Lançado em 2017, a programação traz atrações como o Carnaval e o Réveillon, por exemplo. Apenas em impostos, são arrecadados cerca de R$ 865 milhões. Por sua vez, os empregos gerados estão em torno de 170 mil.

 

O secretário de Turismo, Otavio Leite, afirmou que a Secretaria tem investido para o maior desenvolvimento possível do turismo. Ou seja, tem-se considerado a importância socioeconômica que o setor sempre teve para o Estado. Afinal, ele está diretamente relacionado à própria identidade do Rio e à sua história.

 

Apresenta Rio Summit e as ações para o turismo

Durante o evento, foram enfatizadas as últimas ações realizadas no Estado para o turismo. Assim, o secretário Otavio Leite comentou a relevância delas:

“Entretenimento, mais cultura, mais esporte é igual a Turismo. Então, eventos de toda a natureza, que aqui acontecem, trazendo pessoas de outros estados, fazem com que a economia circule e mais pessoas consumam aqui. Portanto, para ampliar as conquistas desses espaços é necessário promover o Rio de Janeiro. Pela importância que tem na história do país e por ser uma espécie de símbolo maior do turismo brasileiro, o Estado precisa de ações muito claras na divulgação do Rio e também na captação de congressos, feiras, seminários, exposições, etc.”

Além disso, o governador Wilson Witzel também trouxe alguns atos executados recentemente em prol desse setor:

“O Salão de Turismo este ano foi feito para promover o interior do Estado, onde tivemos cerca de 40 mil pessoas passando pelo evento, que puderam conhecer a nossa produção artesanal. Em parceria com o Rock in Rio, tivemos o TurisRock, que também apresentou as nossas cidades do interior fluminense, e fomentou o turismo do Estado. Estas duas iniciativas ajudaram a melhorar a imagem do Rio de Janeiro e, com isso, a média da ocupação hoteleira já evoluiu de 52% para 67% agora em 2019.”

Junto com essas ações, a Secretaria de Turismo realizou outras na área. Uma delas é o decreto recentemente publicado sobre diferimento do ICMS cobrado para produtos vendidos por expositores de outros estados. Da mesma forma, a redução da alíquota para o setor de alimentos e bebidas tem incentivado o setor de entretenimento.

Enfim, veja também:

 

Sabores da Roça

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: