Sabores da Roça no Espraiado

Sabores da Roça no Espraiado: Festival Gastronômico

Compartilhe essa matéria:

Mais um grande evento promete agitar Maricá no mês de outubro fortalecendo o calendário de eventos da cidade, a saber: Sabores da Roça no Espraiado.  No período de 18 a 20 – sexta a domingo – a região do Espraiado vai receber a primeira edição de um festival gastronômico voltado inteiramente para a valorização do circuito turístico rural.

O Festival Sabores da Roça no Espraiado foi elaborado em parceria com a AMA -Associação de Moradores do Espraiado. Assim, seu objetivo principal é evidenciar a gastronomia, atrativos e o trabalho manual dos empreendedores locais.

Desse modo, o projeto Maricá 2030 – Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, busca promover os atrativos turísticos da cidade. E, consequentemente, ampliar o fluxo de pessoas, principalmente nos meses considerados de baixa temporada.

Espraiado: turismo rural

A proposta é  criar a partir de 2020 um calendário de eventos para a região do Espraiado e gerar mais oportunidades de trabalho e renda para a população local. Considerada uma região estratégica para consolidar a imagem de Maricá também para o turismo rural, o Espraiado vem conseguindo nos últimos anos ampliar a sua visitação através dos eventos, com destaque para o projeto Espraiado de Portas Abertas, que em 2018 completou dez anos de existência.

Para os próximos anos, a expectativa é que o Espraiado deverá  atrair um público cada vez maior. Público interessado em ter o contato direto com a natureza, conhecer a mata atlântica preservada. Além disso, conferir as lindas cachoeiras, diversas trilhas e a rica gastronomia típica do interior.

Sabores da Roça no Espraiado

Nesse espírito nasceu o evento Sabores da Roça no Espraiado. O evento terá entre suas atrações comidas e bebidas típicas, shows musicais, cerveja artesanal e recreação infantil. Durante três dias a programação com artistas locais e convidados vai oferecer o melhor da música sertaneja de raiz e muito forró. Nos intervalos o agito ficará por contas de DJs.

Atrações do Festival da Roça no Espraiado

Antes de mais nada, a área gastronômica do festival, em sua maioria, será composta pelos próprios empreendedores da  comunidade do Espraiado com pratos típicos que devem agradar a todos os gostos. Quem visitar o festival deverá encontrar delícias como: baião de dois, galinha caipira, bolinho de aipim, torresmo, caruru, vatapá, caldos diversos, petiscos e uma grande quantidade de doces caseiros.

Sabores da Roça Espraiado

Além disso, uma área será montada para a exposição do artesanato e de produtos produzidos em Maricá. A Secretaria de Agricultura e Pesca estará presente fazendo uma grande mostra da agricultura familiar local.

 

Então, vamos aos horários desse festival

18/10 – SEXTA FEIRA, das 18 às 24 h

19/10 – SÁBADO, das 12 às 24 h

20/10 – DOMINGO, das 12 às 21 h

 

Realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo e da CODEMAR com parceria da AMA. Tem a promoção da FC&VB-RJ e do Maricá Convention & Visitors Bureau. A entrada é franca. 

Enfim, veja também:

 

Encontro de Yoga e seu 10º ano em Maricá

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: