31ª Exposição

31ª Exposição Oficial de Orquídeas em Maricá – Participe!

Compartilhe essa matéria:

31ª Exposição Oficial de Orquídeas em Maricá – Venha Participar!

Nesta quarta-feira, 06/11, começou a 31ª Exposição Oficial de Orquídeas em Maricá. Assim, o evento que é organizado pelo Circuito Orquidófilo Maricaense (Comar) conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Desta forma, a exposição começou ontem e irá até a sexta-feira, dia 08/11, no espaço Sal da Terra. O espaço Sal da Terra fica situado na Rua Álvares de Castro, nº 239 A, no centro de Maricá.

31ª Exposição
Foto: Evelen Gouvêa

 

A saber, hoje, 07/11, a exposição estará aberta a visitação das 08:00 às 17:30 h. Porém, na sexta-feira, a 31ª Exposição Oficial de Orquídeas encerra mais cedo, às 15:00 h. Além disso, também ocorrerão sorteios durante o evento. Então, venha participar do evento, a entrada é gratuita. Sendo assim, como contribuição basta trazer apenas 1 kg de alimento não perecível, para ajudar uma instituição filantrópica.

A exposição conta com a parceria do Orquida Rio, do Jardim Botânico e da Associação Orquidófila de Niterói (Asson). Ela também conta com as participações da Anaflora Orquidáceas de Maricá e do Orquidário Itaorchids de Itaboraí.

No evento será possível ver a presença de diversos tipos de orquídeas, como a espécie Cattleya granulosa, campeã da edição deste ano do Círculo Orquidófilo Maricaense.

31ª Exposição
Foto: Evelen Gouvêa

Finalidade do evento – 31ª Exposição Oficial de Orquídeas

Segundo os organizadores, o evento visa, por meio da Orquidofilia, compreender a vida pela observação e análise da natureza.  O evento visa também:

  • Despertar a conscientização ecológica;
  • Incentivar a pesquisa pelo cultivo de novas espécies;
  • Orientar as pessoas para o cultivo;
  • Colaborar para a harmonia do Ser e estimular a cultura e as artes.

De acordo com o secretário, Julio Carolino, a realização da exposição é uma forma de valorizar a cultura local.

“A maioria das orquídeas expostas são de Maricá. Isso é uma forma de valorização do nosso cultivo”.

E, segundo Valéria Abreu, presidente do Círculo Orquidófilo Maricaense (Comar), o cultivo de orquídeas se torna importante porque é estimulante para as pessoas.

“As orquídeas são ótimas, elas colaboram para o ser humano criar uma boa harmonia com o próximo. Estimula a educação, o cuidado com o próximo, as artes. É um mundo de possibilidades”.

 

31ª Exposição
Dilcileia Bezerra Coelho – Foto: Evelen Gouvêa

De acordo com Dilcileia Bezerra, aposentada, 64 anos, e que esteve presente no primeiro dia de exposição, ela começou a cultivar orquídeas por hobby , mas a planta chegou em sua vida para ficar.

“Eu sempre compro, sabe. Já tenho mais de dez em casa. Elas embelezam tudo, inclusive a minha vida. Agora é para sempre”.

É importante saber que as orquídeas são plantas frágeis e água em excesso é um grande perigo. É possível usar fertilizantes e regar, mas com cuidado para não morrer. Assim, de acordo com Eduardo Costa, produtor Rural, a maioria dos tipos de orquídeas se dá bem na vertical, pois isso ajuda no escoamento da água.

Acima de tudo, venha conferir de perto a exposição e aprender um pouco mais sobre as orquídeas. Você vai se apaixonar!

 

Enfim, veja também: Fim de ano – Natal Solidário, venha confraternizar

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: