programa mumbuca futuro

Programa Mumbuca Futuro – 500 cartões foram entregues

Compartilhe essa matéria:

A Prefeitura fez na quinta-feira (07/11) a entrega de 500 cartões do programa Mumbuca Futuro para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino que moram na cidade. Portanto, a ação é uma iniciativa das secretarias de Economia Solidária e Educação. Porém, os cartões foram entregues e foi feito o crédito previsto em cada um. Além disso, na ocasião foi feita a apresentação do plano econômico solidário dos alunos.

Desse modo, o programa prevê o pagamento de dois benefícios: 50 Mumbucas (equivalente a R$ 50) por mês, para ajudar na compra de livros e material escolar. Além disso, o depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio. Com efeito, ambos condicionados à aprovação e frequência escolar de 75% nas aulas do programa e nas aulas regulares.

Sobretudo, esse último benefício a ser depositado em reais e somente poderá ser utilizado para custear o ensino universitário. Ou, para a implantação do próprio negócio, possibilitando ao futuro empreendedor adquirir produtos ou serviços fora da cidade.

Segundo o secretário Diego Zeidan:

A entrega dos cartões vai ser um marco no projeto que visa manter os alunos na escola, evitando a evasão escolar, e dando oportunidade de crescimento e de emancipação. E, garantindo o futuro dos jovens de Maricá.

De acordo com o gestor, o Mumbuca Futuro tem como principal objetivo, inserir e estimular os estudantes para o mercado de trabalho. Além de, por meio do incentivo constante aos estudos e ao empreendedorismo; com  ênfase no cooperativismo e/ou associativismo, a partir dos princípios da economia solidária e da agroecologia.

Programa Mumbuca Futuro – Entrega de 500 cartões para alunos

Enfim, no contraturno escolar, os alunos participam de aulas de economia solidária, empreendedorismo, cooperativismo, agroecologia, soberania alimentar, comércio justo, consumo responsável e finanças solidárias. Além disso, com carga horária de quatro horas, sendo uma aula por semana, às quintas-feiras ou sextas-feiras. O curso é realizado na própria unidade em que o aluno estuda. Porém, com exceção para as escolas João Monteiro e Antônio Lopes da Fontoura.

Acima de tudo, o Programa Mumbuca Futuro iniciou em 2018 por meio de uma proposta experimental. Naquele momento, com as turmas de 6º ano foi  para avaliar a aceitação da metodologia aplicada sem o pagamento de benefício. Consequentemente, este ano serão atendidas as turmas do 9º ano regular, somente de rede municipal de ensino. No próximo ano, o programa será estendido. Assim, ele irá beneficiar alunos a partir do 6º ano até o 3º ano do ensino médio. 

O evento foi no CEM Joana Benedicta Rangel – Avenida Nossa Senhora do Amparo, Centro.

 

Veja também: 

>>31ª Exposição Oficial de Orquídeas em Maricá – Participe!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: