31ª Exposição Oficial de Orquídeas em Maricá – Participe!
31ª Exposição Oficial de Orquídeas em Maricá – Venha Participar!
Nesta quarta-feira, 06/11, começou a 31ª Exposição Oficial de Orquídeas em Maricá. Assim, o evento que é organizado pelo Circuito Orquidófilo Maricaense (Comar) conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Desta forma, a exposição começou ontem e irá até a sexta-feira, dia 08/11, no espaço Sal da Terra. O espaço Sal da Terra fica situado na Rua Álvares de Castro, nº 239 A, no centro de Maricá.
A saber, hoje, 07/11, a exposição estará aberta a visitação das 08:00 às 17:30 h. Porém, na sexta-feira, a 31ª Exposição Oficial de Orquídeas encerra mais cedo, às 15:00 h. Além disso, também ocorrerão sorteios durante o evento. Então, venha participar do evento, a entrada é gratuita. Sendo assim, como contribuição basta trazer apenas 1 kg de alimento não perecível, para ajudar uma instituição filantrópica.
A exposição conta com a parceria do Orquida Rio, do Jardim Botânico e da Associação Orquidófila de Niterói (Asson). Ela também conta com as participações da Anaflora Orquidáceas de Maricá e do Orquidário Itaorchids de Itaboraí.
No evento será possível ver a presença de diversos tipos de orquídeas, como a espécie Cattleya granulosa, campeã da edição deste ano do Círculo Orquidófilo Maricaense.
Finalidade do evento – 31ª Exposição Oficial de Orquídeas
Segundo os organizadores, o evento visa, por meio da Orquidofilia, compreender a vida pela observação e análise da natureza. O evento visa também:
- Despertar a conscientização ecológica;
- Incentivar a pesquisa pelo cultivo de novas espécies;
- Orientar as pessoas para o cultivo;
- Colaborar para a harmonia do Ser e estimular a cultura e as artes.
De acordo com o secretário, Julio Carolino, a realização da exposição é uma forma de valorizar a cultura local.
“A maioria das orquídeas expostas são de Maricá. Isso é uma forma de valorização do nosso cultivo”.
E, segundo Valéria Abreu, presidente do Círculo Orquidófilo Maricaense (Comar), o cultivo de orquídeas se torna importante porque é estimulante para as pessoas.
“As orquídeas são ótimas, elas colaboram para o ser humano criar uma boa harmonia com o próximo. Estimula a educação, o cuidado com o próximo, as artes. É um mundo de possibilidades”.
De acordo com Dilcileia Bezerra, aposentada, 64 anos, e que esteve presente no primeiro dia de exposição, ela começou a cultivar orquídeas por hobby , mas a planta chegou em sua vida para ficar.
“Eu sempre compro, sabe. Já tenho mais de dez em casa. Elas embelezam tudo, inclusive a minha vida. Agora é para sempre”.
É importante saber que as orquídeas são plantas frágeis e água em excesso é um grande perigo. É possível usar fertilizantes e regar, mas com cuidado para não morrer. Assim, de acordo com Eduardo Costa, produtor Rural, a maioria dos tipos de orquídeas se dá bem na vertical, pois isso ajuda no escoamento da água.
Acima de tudo, venha conferir de perto a exposição e aprender um pouco mais sobre as orquídeas. Você vai se apaixonar!
Enfim, veja também: Fim de ano – Natal Solidário, venha confraternizar