Projeto de restauração

Projeto de Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo

Compartilhe essa matéria:

Entrevista a M1NewsTV- Maricá Notícias sobre a Igreja Matriz

O Projeto de Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo é tratado aqui com toda a transparência.  Inicialmente, o padre Ricardo Dias esclarece à população a real situação da Igreja Matriz e a urgência na realização da restauração do prédio.

 

Posteriormente, a equipe da M1newsTV fez imagens aéreas da Paróquia e constatou o estado precário em que se encontra o telhado e a necessidade do projeto de restauração.

 

 

História da Igreja Matriz

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo surgiu da velha Paróquia de Santo Antônio (atual Igreja de São José) 12 de janeiro de 1775.

Antes de mais nada, a igreja foi construída com mão-de-obra escrava, no prazo aproximado de 14 anos, ao menos em sua parte principal. Feita de pedra e barro, assenta a Igreja Matriz sobre uma elevação de 3 metros. Em estilo colonial, janelas no alto, seu interior lembra o rococó, altar mor de rara beleza, em transição do barroco com o neoclássico.

De acordo com os fiéis a Igreja é um ponto referencial da cidade tanto na arquitetura quanto religião.

Joaquim Antônio de Carvalho Batalha foi um Padre que marcou a história da Igreja por sua iniciativa na entrega da obra, a torre do sino, aos conhecimentos técnicos do artista brasileiro o professor Adail Bento Costa. O monumento de arte foi realizado com auxílio dos governos estadual, municipal, associações do povo em 20 de abril de 1952.

O Padre Manuel também contribuiu para as obras cristãs. Sua principal característica era a liderança espiritual. Além disso, lutou com perseverança por melhorias na comunidade, adotou a campanha do alimento e encontro de casais. Em suma, ajudou a todos sem medir esforços. Portanto, deixou saudades após seu falecimento em 2009.

 

Projeto de restauração – início

 

De fato, o projeto de restauração iniciou desde 2017. Entretanto, agora em 2018, este projeto está sendo alavancado e prosseguirá até o dia da Padroeira do município. Nesta data, a paróquia pretende entregar aos fiéis a Igreja Matriz totalmente restaurada. Além disso, pretendem entregar também um museu de arte sacra a ser construído no segundo andar.   

Produção e direção: José Araújo 

Imagens aéreas: Jean Silva

Reportagem: Simone Boechat.

Veja também:

 

====> Inauguração Matriz Museu – arte sacra da igreja Matriz de Maricá

 

====> Incêndio destrói Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Projeto de Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo

Comments are closed.