unidades

Unidades básicas de saúde: Capacitação para médicos e enfermeiros

Compartilhe essa matéria:

Médicos e enfermeiros

Antes de mais nada, estão sendo realizados cursos de qualificação para enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. De fato, as aulas acontecerão em dois turnos (manhã e tarde) e serão ministradas até o início de fevereiro em Cordeirinho, Inoã e Itaipuaçu. Em suma, foi realizado o primeiro encontro em(18/01), no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel,  Centro. A capacitação é da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismica).

 

 

Com efeito, a gerente do Paismica, Madalena Kely, explicou que o curso visa fazer uma capacitação do planejamento familiar. E, desse modo, descentralizar as unidades de saúde. Ou seja, o enfermeiro dentro de cada território será responsável por organizar os grupos de planejamento familiar.

“É fazer com que a mulher entenda que ela tem seus direitos de planejar a família. Consequentemente vamos reduzir o número de gravidez indesejada, o número de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e melhorar a qualidade de vida da mulher e da família, planejando o quantitativo de filhos que realmente ela deseja”, afirmou.

Unidades básicas de saúde

Durante a aula, foi apresentada a estrutura das unidades básicas aos novos integrantes da equipe. De fato, que foram convocados por meio do Processo Seletivo Simplificado, como foi o caso do enfermeiro Thiago Reis.

“Esse curso vai ser uma troca de experiência com a professora e com outros profissionais. Nós somos um instrumento do Sistema Único de Saúde (SUS). E, queremos que a população tenha um atendimento qualificado”, disse o enfermeiro.

Enfermeira há 10 anos, a também aprovada pelo Processo Seletivo Simplificado, Carolina Nunes Ivo, de 35 anos destacou a relevância da capacitação do profissional da saúde.

“Todo dia tem inovação surgindo, uma nova informação, principalmente nas questões relacionadas às pesquisas e estudos científicos. Então, são de grande qualidade esses ensinos e eu acho que ajuda muito”, relatou a enfermeira.

Os próximos encontros acontecerão no dia 21/01, na Unidade de Saúde da Família Marinelândia, em Cordeirinho; dia 28/01, no Colégio João Monteiro, no Recanto; e dia 01/02, na unidade Caio Figueiredo, em Inoã.

 

Nidia Freitas SalãoEspelho MeuM1tv-indoor, slider

 

Enfim, veja também:

Edital de licitação de empresa para confecção de projetos

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Unidades básicas de saúde: Capacitação para médicos e enfermeiros

Comments are closed.