Unidade de Conservação do Espraiado

Unidade de Conservação recebe a Banda Racional

Compartilhe essa matéria:

Muitas atividades em prol do meio ambiente: Unidade de Conservação

No domingo (02/06), em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Banda Racional esteve na Unidade de Conservação do Espraiado. A Gestora das Unidades de Conservação, Márcia Freitas, recepcionou a Banda e seus integrantes que se apresentou inicialmente na frente da Unidade. Veja aqui o momento dessa recepção e o agradecimento de Décio Job, coordenador da Banda Racional. 

 

 

O Espraiado, sem dúvida, é um dos mais ricos distritos no quesito fauna e na flora do município. Desse modo, tem recebido diversos projetos e atividades voltados para a ecologia e sustentabilidade. E, aproveitando essa riqueza no local, a prefeitura junto com a Secretaria da Cidade Sustentável tem criado projetos para potencializar o tema.

Com isso, a Unidade de Conservação que fica no Espraiado, tem o objetivo de estimular a população local, turistas e principalmente crianças a cuidarem da natureza como um todo.

 

Ambientes da Unidade de Conservação

Dessa maneira, no local é possível encontrar o EcoMuseu Bertha Lutz que foi inaugurado em  21/03, no Dia Mundial das Florestas . O EcoMuseu conta com exposições, fotografias, fósseis e espécies de aves e peixes encontrados na fauna do município.

 

Unidade Conservação no Espraiado
Aquários com 16 das 38 espécies de peixes existentes nas lagoas da cidade.

Além do EcoMuseu, também são encontradas as Ecobikes. Projeto que possibilita “alugar” bicicletas de graça por período de 2 horas, renováveis por mais 2 horas. Permitindo, desse modo, ao morador ou turista andar pelo Espraiado e conhecer mais a fauna e flora do lugar.

Também em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente também foram distribuídas mudas de plantas na Unidade de Conservação.

Inidade de Conservação do Espraiado Distribuição mudas

 

No dia 27/05, Dia Nacional da Mata Atlântica, a data foi marcada com duas importantes inaugurações, a saber; o auditório da Sede da Unidade de Conservação do Espraiado e a Trilha dos Saberes, situada na mesma unidade.

 

Auditório Graziela Maciel Barroso

Unidade de Conservação Auditório Graziela Maciel Barroso.
No Dia da Mata Atlântica, foi inaugurado o Auditório Graziela Maciel Barroso com lançamento do vídeo institucional das Unidades de Conservação Municipais.

Inaugurado, em 27/05, o Auditório Graziela Maciel Barroso fica na sede das Unidades de Conservação do Espraiado.  Com cerca de 40 assentos, o local que leva o nome da ‘Primeira Dama da Botânica no Brasil’, abriu suas portas para o público na mesma data em que se comemora o Dia da Mata Atlântica, e conta com data show (projetor), telão, ar-condicionado, além de uma exposição permanente do acervo da Unidade. Acrescente-se ainda exibição do minidocumentário sobre as Unidades de Conservação de Maricá.

Vale ressaltar que até o dia 5 de junho, o Auditório Graziela Maciel Barroso recebe a exposição da Coleção Didática do Museu Nacional, que está aberta à visitação.

Unidade de Conservaçao do Espraiado Auditório
Graziela Maciel Barroso foi a única brasileira a receber a medalha Millenium Botany Award, em 1999.

Graziela Maciel Barroso foi professora por mais de 50 anos, escreveu “Sistemática de Angiospermas do Brasil”, livro considerado como referência na arca da botânica em todo o mundo, e além disso, foi homenageada dezenas de vezes por cientistas que colocaram o seu nome em descobertas de vegetais. Ela foi, sem dúvida, uma das “Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil”, de acordo com o livro de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo.

 

Inidade de Conservaçãoo Trilha dos Saberes
Trilha dos Saberes, caminhada sensitiva para todas as idades.
 
 
A Trilha dos Saberes também foi inaugurada no dia 27/05, o Dia da Mata Atlântica. A trilha possui caminhada curta, apenas no entorno da Sede das Unidades de Conservação no Espraiado. Com cerca de 200 metros, a Trilha dos Saberes está inserida numa propriedade particular  que permite a visitação. Apesar de curta, a trilha é aprazível e passa junto ao Rio Caranguejo. Além disso, é  voltada para a Educação Ambiental com atividades sensoriais junto à natureza. Acima de tudo, para participar é necessário o uso de calçados e roupas apropriadas e de repelente. A caminhada é recomendada para todas as idades.

Banda Racional no Espraiado de Portas Abertas

Na ultima edição do evento Espraiado de Portas Abertas (02/06), aconteceu uma apresentação inesquecível. De fato, a Banda Racional saiu em cortejo pela Rua Thomaz Ribeiro Colaço (Antiga Estrada do Espraiado), da Unidade de Conservação do Espraiado às 10 horas em comemoração antecipada do Dia Mundial do Ambiente em direção à Capela de São João Batista.

 

 

Essa foi a primeira apresentação da Banda Racional em Maricá, que, de fato, busca despertar a mudança de comportamento humano. Uma mudança de comportamento, principalmente em prol da natureza.

Assim que chegou à Capela São João Batista, a Banda Racional comanda por Décio Job foi recebida por Elson Ribeiro. O coordenador de eventos da Secretaria de Turismo agradeceu a Banda e reiterou convite para novas participações, que foi recebido com carinho. Veja aqui.

 

E a Unidade de Conservação recebeu quase 300 visitantes que conheceram a sede, o EcoMuseu, a exposição didática. Sem falar na Trilha dos Saberes, a maquete e a já querida ecobike. 

Assista aqui a bela homenagem da Banda Racional pelos 205 anos de Maricá.

 

 

Veja este álbum de fotos da Unidade de Conservação pelas lentes de Gabriella Carvalho. 

 

 

Enfim, veja também:

 

EcoMuseu Bertha Lutz – inauguração no Espraiado, Maricá

 

>Ecobikes em Espraiado: mais um novo projeto sustentável para Maricá

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: