Vale responderá a ações coletivas nos EUA por tragédia em Brumadinho
Tragédia em Brumadinho
A barragem da mineradora Vale se rompeu na sexta-feira em MG e derramou um mar de lama. De fato, atingiu casas, uma pousada, um refeitório e outros locais, deixando mortos e desaparecidos. Por esse motivo, uma ação coletiva contra a Vale foi aberta na Corte de Nova York. O escritório de advocacia Rosen Law Firm propôs ação em função da tragédia em Brumadinho. O escritório americano diz que o processo tem caráter de recuperação.
“busca recuperar os danos para os investidores da Vale segundo as leis federais de valores mobiliários”.
De fato, podem entrar na ação coletiva todos que investiram na companhia brasileira. Esse investimento deve estar compreendido entre 13 de abril de 2018 a 28 de janeiro deste ano. O escritório de Nova York disponibilizou um site, um número com ligação gratuita. Além disso, disponbilizou também um e-mail com endereço de dois advogados. O objetivo é para que os interessados busquem informações sobre como entrar na ação coletiva.
Os advogados acusam a Vale de não ter avaliado o potencial de risco de uma das barragens da mina de ferro do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), que acabou causando a morte de dezenas de pessoas e o desaparecimento de centenas.
Além disso, o escritório Bronstein, Gewirtz & Grossman, também de Nova York, também pretendem abrir uma ação coletiva para ver se a Vale e seus diretores violaram leis federais de valores mobiliários. A queda de 8% das ações da companhia brasileira na bolsa de valores de Nova York e o bloqueio de US$ 1,3 bilhão para possíveis pagamentos de danos nos futuros são, segundo o escritório, motivos para o processo.
Vale anuncia que vai fechar 10 barragens semelhantes à de Brumadinho
Após reunião com os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente, Ricardos Salles, o presidente da Vale, Fabio Schvartsman fez uma anúncio. De fato, o presidente anunciou nessa terça (29) que a empresa vai acabar com dez barragens. Com efeito, são barragens como a que se rompeu em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG). De acordo com Schvartsman, essas barragens, todas localizadas em Minas Gerais, serão descomissionadas.
Fonte:EBC
Foto Destaque: Isac Nóbrega/PR
Enfim, veja também:
Sanemar, a Companhia de Saneamento de Maricá
3 thoughts on “Vale responderá a ações coletivas nos EUA por tragédia em Brumadinho”
Comments are closed.