Termos Fotográficos

Termos e siglas mais usados na fotografia e no cinema

Compartilhe essa matéria:

Existem alguns termos e siglas que são imprescindíveis no entendimento de uma câmera, seja para fotografia ou vídeo. Desde a hora da compra até o manuseio e pós processamento é necessário saber esses termos para não ter problemas futuros. Muitos iniciantes na fotografia podem até achar que para entender e saber um monte de siglas é praticamente impossível mas não é nada de bicho de 7 cabeças. Então listarei alguns desses termos que mais se usam no meio fotográfico. Vamos lá.

DSLR (Digital Single Lens Reflex)

Significa um tipo de câmera especifica, neste caso são as câmeras digitais com lentes intercambiáveis, ou seja, câmeras que podem trocar de lentes.

Um dos termos mais conhecidos – ISO

Talvez a sigla mais conhecida até para leigos em fotografia, a ISO nada mais é do que a medição de sensibilidade da câmera, ou seja, a quantidade de luz que vai passar pelo sensor da câmera digital. Em câmeras analógicas esse sensor é chamado de filme.

APS-C ou Full Frame

Esses termos estão relacionados ao tamanho do sensor da camera. APS-C (sensor cropado ou cortado como preferir) são sensores com um tamanho reduzido, registrando uma parte menor da imagem. já o sensor Full Frame tem dimensões maiores captando mais objetos na imagem. Geralmente câmeras com sensores Full Frame tem preços mais elevados.

Termos fotográficos

 

FPS (Frames por Segundo)

Mais usado em vídeos, esse termo significa quantas imagens vão ser passadas em segundos. Para quem não sabe, as filmagens são feitas por sequências de imagens e essa quantidade de imagens é calculada em frames. Quanto maior esse valor, mais fluido será o vídeo. O cinema usa por padrão 24 fps. Filmagens em câmera lenta (Slow Motion), usam frames altíssimos, alguns chegando a 5000 fps!

HDR (High Dynamic Range)

No português, “Alto Alcance Dinâmico”. É uma técnica fotográfica usada para balancear fotos com grande contraste  ou sub/superexpostas quando algo é colocado em evidência.

B/W

Fotos em Preto e Branco.

Bulb

O modo Bulb é um modo de disparo usado para fotografias em longa exposição, onde o obturador permanece aberto enquanto o botão do disparador é pressionado.

Raw

Cru em inglês, o termo Raw é um tipo de formato de imagem assim como JPEG, PNG, TIFF… Essa em específico, é um formato puro, sem compactação (daí o nome) o que faz ser o melhor formato para se trabalhar na edição de imagem pois ela capta maior quantidade de informações e detalhes, sem perder qualidade.

Veja também: Fotografia por amor! Experiencia do 1° lugar em um concurso nacional de fotografia.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: