Simarito

Semana Nacional de Trânsito – Simarito, o aplicativo pioneiro de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Simarito no Trânsito, game para divertir e ensinar, app pioneiro da Prefeitura de Maricá

Em primeiro lugar, Simarito é um personagem criado há dois anos para auxiliar as ações de educação nas escolas e nas ruas. Entretanto, o Simarito saiu das ruas de Maricá e invadiu os smartphones.

Por certo, um dos principais eventos previstos na programação da Semana Nacional de Trânsito em Maricá (RJ) é o Simarito. Enfim, o nosso personagem virou um game para smartphones, que de forma interativa, conscientiza os jogadores a terem boas maneiras no trânsito.

Simarito

Dessa forma, o game já está disponível na loja online GooglePlay. Além disso, é gratuito. Sem dúvida, é uma iniciativa pioneira nesse formato no país e foi inteiramente concebido e desenvolvido pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Maricá, cidade do Leste Fluminense. Apesar de não ter sido lançado oficialmente, já conta com quase 100 downloads e cerca de 61 dispositivos ativos na versão beta e na definitiva. 

Processo de criação do “Simarito no trânsito“:

Por enquanto, o game só roda em plataformas Androids. Além disso, seu processo de criação, utiliza um universo 2D construído de forma lúdica, com elementos da própria cidade ambientando as jogadas. O projeto exigiu pelo menos três meses de desenvolvimento, totalmente “in house”. Assim sendo, o resultado foi além do esperado dado o tipo do desafio. De acordo com o desenvolvedor Alexej Tykac:

Simarito

 

“O mais difícil foi conciliar a mecânica e o movimento de um game com as noções básicas de comportamento no trânsito, para motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas”,

Até a voz do personagem do game é a mesma usada nos filmetes em animação já lançados pela Coordenação de Comunicação, feita por um profissional da equipe como Tykac. Além disso, vetores e a trilha sonora ficaram a cargo do também designer Michel Monteiro.

“Nós nos preocupamos em ter a proposta de um jogo que não tivesse cunho institucional, com uma interface amigável, que pudesse transmitir de forma lúdica a educação no trânsito, que tem como base essa linguagem. Estamos tendo um retorno muito positivo, especialmente das crianças”, explica. 

Simarito

Ora, o  jogo recebeu nome oficial de  “Simarito no Trânsito” e receberá atualizações periódicas.

“Cada data comemorativa será inserida no game, seja no cenário, trilha sonora e até mesmo nos desafios”, completa Alexej.

Avaliação do jogo

Com efeito, analistas em gamer manifestaram avaliações favoráveis ao game. De acordo com Tiago Campello, especialista que mora em Maricá e participa de grandes eventos do setor:

“A ambientação é impecável, a trilha sonora é de primeira linha e há uma mecânica de fluidez bem dinâmica entre os comandos do jogo. O jogador faz um percurso bem desafiador, podendo perder vida caso ultrapasse o sinal vermelho, desobedeça a sinalização das placas, encoste no celular ou faça uso de bebida alcoólica”.

Do mesmo modo, Tiago considera a utilização de elementos visuais, culturais e arquitetônicos da cidade no jogo como um atrativo e um fator de identificação.

“Tudo isso, vislumbrando na ambientação do jogo os pontos turísticos de Maricá como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, o Farol de Ponta Negra, a lagoa de Araçatiba, entre outros. A proposta do jogo definitivamente é inteirar e conscientizar.”

Lançamento oficial

Simarito

Data:  nesta terça-feira (18/09), na abertura da Semana de Trânsito em Maricá.

Local: Praça Orlando de Barros Pimentel, em Maricá.

De fato, alunos de escolas municipais da cidade poderão jogar uma versão do Simarito a partir de computadores ligados a um telão de led instalado na praça. Ao mesmo tempo, poderão fazer o download do game na hora.

No Rio de Janeiro, ação conjunta entre Detran e a Biblioteca Parque Estadual abre celebração da Semana Nacional de Trânsito

Semana Nacional do Trânsito este ano tem o tema: “Nós Somos o Trânsito”. E, sobretudo, contará até o dia 25/09, de segunda à sexta e das 10h às 17h, com atividades educativas e ações lúdicas na Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro. Certamente, o objetivo é alertar crianças, adolescentes e jovens sobre os riscos do trânsito, responsável por cerca de 60 mil mortes anualmente.

Entre as ações do circuito interativo estão programadas:

  • sessões do CineDetran,
  • jogo da memória,
  • oficina de música com o Coral Canta Detran,
  • jogo de tabuleiro humano,
  • sessão de pintura e
  • palestra sobre trânsito responsável,
  • exibição de vídeos educativos e
  • atividade que mostra – de forma lúdica – o quanto é perigosa a mistura de celular com direção.

Juntamente com o circuito interativo na biblioteca, o Detran vai realizar blitzes educativas em parceria com a Operação Lei Seca, em áreas da Capital. Já que o objetivo é alertar sobre:

  • a importância do respeito às leis do trânsito, 
  • os riscos da mistura de álcool e direção,
  • a importância do uso do cinto de segurança, inclusive pelo carona,
  • e também sobre os cuidados com a segurança dos próprios veículos.

 

Simarito
Foto:Sebastião Gomes/Detran-RJ

Frentes de conscientização – Dia Mundial sem CarroNós somos o trânsito – um trânsito melhor no futuro

De certo, outra frente de conscientização serão as palestras educativas feitas em empresas, nos dias 20 a 25 de setembro. No dia 21, próxima sexta-feira, as crianças serão o principal público alvo de uma ação lúdica educativa programada para começar às 9h, no Engenhão, e que vai ensinar as formas, significados e cores das placas mais utilizadas no trânsito, além do semáforo e da faixa de pedestres.

No sábado, data que marca o Dia Mundial sem Carro, estão previstos um passeio ciclístico entre a Praça Saens Pena (na Tijuca) e a Praça Quinze, e a realização de blitz educativa para pedestres e ciclistas.  

Enfim, nos dias 24 e 25 de setembro, o Detran vai promover o Seminário “Nós somos o trânsito – um trânsito melhor no futuro”. Será das 10h às 16h30, na Biblioteca Parque Estadual. Neste momento, serão discutidas ações para tornar o trânsito melhor e menos violento no futuro. O seminário terá a participação de representantes do Detran e de instituições públicas e privadas.

Sistema Nacional de Trânsito, Simarito, game, jogo, app, smartphones, interativa, trânsito, Prefeitura de Maricá, GooglePlay, plataformas Androids, Alexej Tykac, motoristas, ciclistas, pedestres, motociclistas, Michel Monteiro, Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, Farol de Ponta negra, lagoa de Araçatiba, Tiago Campello, Detran, Biblioteca Parque Estadual, Nós somos o trânsito, Rio de Janeiro,  CineDetran, Coral Canta Detran, Operação Lei Seca, Dia Mundial sem Carro,  

 

PROGRAMAÇÃO:

Biblioteca Parque Estadual

Entre 18 e 25 de setembro, das 10h às 17h:

Não apenas palestras, vídeos educativos, oficinas para crianças, jovens e adolescentes. Além disso, jogo interativo sobre o risco da combinação entre celular e direção. Igualmente, exposição sobre a história do trânsito e sua evolução, como também painel interativo e distribuição de material educativo.

Dias 24 e 25 de setembro: Seminário “Nós somos o trânsito – um transito melhor no futuro”

Horário: das 10h às 16h30

Blitzes educativas:

Entre 18 a 25 de setembro, em diferentes pontos da cidade do Rio. A ação é em parceria com a Operação Lei Seca e terá distribuição de material educativo. 

Dia 21 de setembro: ação lúdica educativa no Engenhão. O evento é voltado para crianças e será distribuído material educativo.

Horário: das 9 h às 13:00 h  

Dia Mundial sem Carro

22 de setembro – Passeio ciclístico da Praça Saes Pena à Praça Quinze.

Horário: das 9h às 13h, com distribuição de material educativo.

Dias 20 e 25: Palestras “Trânsito seguro, compromisso de todos”, em empresas.

 

Veja também:

====> Limpeza das praias: mutirões na Semana Mares Limpos de 16 a 24/09

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: