CRLVe

CRLVe – Será o fim do CRLV em papel ? Novo documento do veículo é digital

Compartilhe essa matéria:

Portaria regulamenta expedição de documento eletrônico

 

Regulamentada a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe). De fato, foi publicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) a Portaria nº 573, de 17 de setembro de 2018. Esclarece-se que referida portaria regulamenta Resolução anterior do CONTRAN nº 720, de 7 de dezembro de 2017, que autoriza a expedição da CRLVe.

Segundo a Portaria, o CRLVe constitui a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e possui o mesmo valor jurídico do documento impresso.

 CRLVe

O aplicativo CNH Digital é um sistema operacionalizado pelo Serpro desde outubro de 2017.Dessa forma, ficaram aprovadas as regras de segurança e de emissão do CRLVe, que deverá ser realizada através do aplicativo denominado “Carteira Digital de Trânsito“. Certo que a emissão se realizará após o cadastro do condutor/proprietário do veículo no próprio aplicativo.

Então, como emitir o CRLVe?

Antecipadamente, a emissão do CRLVe é fácil, basta seguir os passos, conforme abaixo, como também atentar para as informações importantes abaixo destacadas (***ATENÇÃO):

  1. Em primeiro lugar, será necessária a instalação do aplicativo denominado “Carteira Digital de Trânsito“(CNH Digital). O app CNH Digital é um sistema operacionalizado pelo Serpro desde outubro de 2017.
  2. Desse modo, o aplicativo CNH Digital deverá ser baixado nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android), gratuitamente.
  3. Posteriormente, o condutor/proprietário do veículo realizará o seu cadastro no aplicativo CNH Digital.
  4. Subsequentemente, será enviado, para o endereço eletrônico cadastrado no aplicativo, um link de ativação.
  5. Após ativação do link, é necessário informar o número do RENAVAM, bem como o número de segurança constante do Certificado de Registro de Veículo (CRV) emitido em meio físico.Desse modo, o CRLVe será adicionado no aplicativo.
  6. Entretanto, para acessar os documentos, é necessária criação de uma “Chave de Acesso”, contendo 4(quatro) dígitos (PIN). É importante saber que o CRLVe possuirá um QRCode desenvolvido pelo SERPRO.CRLVe
  7. O código bidimensional será gerado de forma automatizada e criptografada. Além disso, poderá ser lido e validado quando necessário.
  8. Finalmente, o CRLVe será expedido em modelo único, excetuando-se as especificações que sejam exclusivas para o documento impresso.

Outras informações importantes a serem observadas:

Ora, a “Chave de Acesso”para acessar os documentos constitui um item de segurança. Desse modo, seu objetivo é impedir o acesso indevido aos documentos adicionados no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, sobretudo em caso de perda do aparelho de telefone celular.

CRLVe

O QR Code do CRLVe pode ser lido e validado até mesmo, sem a necessidade de acesso à internet. Para isso, basta utilizar o aplicativoLince“, app também gratuito para leitura do QR Code.

CRLVe

Quando houver necessidade de trocar o aparelho em que o aplicativo CNHe estiver instalado, basta baixar novamente a Carteira Digital de Trânsito no aparelho novo. Certo que com mesmo CPF e senha de acesso e, dessa maneira, automaticamente o antigo será bloqueado.

Os documentos incluídos no app CNHe ficarão disponíveis no aplicativo independente de acesso à internet.

Enfim, o CRLVe coexistirá com o documento impresso.

E, além disso, a  expectativa é de que até 31 de dezembro deste ano, todos os Detrans adotem a tecnologia, conforme determinação da Resolução Nº 720/2017 do Contran.

CRLVe

***ATENÇÃO:

Em primeiro ligar, para utilizar a CNH Digital, verifique se sua CNH impressa já possui QR Code no verso. Afinal, apenas CNHs emitidas a partir de 01/05/2017 possuem QRCode.

Se for o caso, poderá ser pedida a segunda via ou renovação da CNH, que virá com QRCode, e, depois, atualizar telefone e e-mail nos postos de habilitação do Detran. Não há necessidade de agendamento. Quem já tiver a CNH com QRCode só precisa atualizar seus dados nos postos.

CRLVe
Modelo antigo da carteira de motorista, emitido entre janeiro de 1981 e setembro de 1994.

Veja também:

===> Semana Nacional de Trânsito – Simarito, o aplicativo pioneiro de Maricá

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “CRLVe – Será o fim do CRLV em papel ? Novo documento do veículo é digital

Comments are closed.