Segunda etapa camapanha antirrábica

Segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica – Em Inoã e Itaipuaçu

Compartilhe essa matéria:

Ainda dá tempo para levar seu animal para vacinar – Segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva 

 

Neste sábado (22), ocorrerá a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica. Dessa forma, os 3º e 4º distritos, correspondentes à região de Inoã e Itaipuaçu, serão os locais onde estarão instalados os postos de vacinação. Assim, bairros como Itapeba, Espraiado, Flamengo, Bambuí, Jaconé, Recanto, Cajueiro, Barroco e outros, participarão desta campanha. Por isso, clique aqui para saber mais detalhes dos locais onde terão os postos de vacinação.

 

A campanha que acontece neste sábado, começa a partir das 9:00 até às 17:00h. E é imprescindível que você leve seu cão e/ou gato para participar. Desta forma, você evita a contaminação de raiva no animal.

 

Porém, é importante lembrar que não se deve levar animal doente para vacinar. Se ele tiver com sintomas como: falta de apetite, secreção ocular ou nasal, diarreia, convalescente de cirurgia ou com outras enfermidades, espere que o animal melhore antes de vaciná-lo. Já as fêmeas com lactação ou grávidas devem ser contidas, evitando assim movimentos bruscos e violentos.

 

Sobre a raiva

 

Para que não sabe, a raiva é um vírus, uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida dos animais para o homem. Ela é transmitida com maior relevância, por cães, gatos e morcegos para o homem. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Porém, ao não vacinar o seu animal, você corre o risco, dele ser contaminado. Dessa maneira, você além de poder perder o animal, já que a taxa de mortalidade em mamíferos é de praticamente 100%, você também corre o risco de ser contaminado. Sendo assim, a vacina antirrábica é a única forma de prevenção da doença em seu gato e/ou cachorro.

 

Se você for mordido por um animal contaminado, deve lavar o local machucado com água e sabão. E, deve também procurar a unidade de saúde mais próxima.

 

Recomendações

 

Recomenda-se que na hora da vacinação os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar na caixa de transporte, evitando assim uma possível fuga ou acidente. E, os animais com temperamento mais agressivo devem estar com focinheira.

 

Somente pessoa adulta pode levar o animal para ser vacinado. Pois, é responsabilidade da mesma conter o animal no ato da vacinação. Assim sendo, é importante ressaltar que eles não distribuirão a vacina para que você possa aplicá-la depois, ou seja, levar para casa para aplicar.

 

Sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto pode ocorrer até 36 horas depois da vacinação.

 

Cuide de quem você ama! Leve seu animal para vacinar, vamos participar da segunda etapa da campanha de prevenção à raiva. 

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/estagio-oportunidade-de-admissao/

 

Foto Destaque: Marcos Fabricio

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

3 thoughts on “Segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica – Em Inoã e Itaipuaçu

Comments are closed.