projeto

Projeto Pré-IFF 2019: curso preparatório gratuito para quem sonha ingressar no IFF-Maricá

Compartilhe essa matéria:

Iniciado o projeto Pré-IFF 2019

Primeiramente, o projeto Pré-IFF é um curso preparatório e gratuito. De fato, o curso é destinado aos estudantes do município inscritos no processo seletivo 2019 do Instituto Federal Fluminense (IFF). Desse modo, nesta última quinta feira (11/10), cinquenta alunos assistiram a aula inaugural do Pré-IFF. Acima de tudo, projeto foi idealizado pela União Maricaense dos Estudantes (Umes), com apoio e supervisão da Secretaria de Educação.

Além disso, o projeto Pré-IFF tem duração de dois meses com quatro horas de aula por dia. E, mais ainda, seu objetivo é que o maior número de estudantes de Maricá ingressem nos cursos oferecidos pelo IFF.

Ou seja, qualificar e capacitar os alunos para o processo seletivo do Instituto Federal Fluminense no dia 2 de dezembro de 2018. E, sua aula inaugural ocorreu na E.M.Carlos Magno Legentil De Mattos, no Centro de Maricá (RJ).

 

estudante concurso, projeto

A secretária de Educação, Adriana Luiza, esteve no aulão inaugural e falou da importância do projeto.

“Estou muito feliz por em tão pouco tempo termos conseguido com a Umes e com a equipe do IFF formar uma turma interessada em conhecimento, no saber e em aprender um pouco mais. Acreditamos que os nossos alunos tem condições de fazer um curso federal e apostamos na educação que temos aqui em nossa cidade”.

E, mais ainda acrescentou a secretária de Educação:

“Temos uma unidade do IFF sendo construída pela Prefeitura em nosso município. É um sonho que está quase se tornando real, mas queremos mais, queremos que vocês estudem no IFF, queremos vocês lá e por isso a Prefeitura e a Umes estão juntas neste projeto. O céu é o limite”

Então, saiba mais sobre o projeto Pré-IFF 2019 

Sem dúvida, muitos jovens, normalmente, não tem muitas opções. Portanto, esse projeto será para eles mais um acesso ao conhecimento e ao sonho de estudarem no IFF.

projeto
Início das aulas do Pré-IFF no Centro – Foto: PMM/Clarildo Menezes

O projeto têm também a participação dos alunos que já foram aprovados e cursam o ensino técnico no Campus avançado Maricá. Tais alunos oferecem aulas de vivência, com o intuito de retirar todas as dúvidas sobre o dia a dia do Instituto Federal Fluminense.

Dessa maneira, essas aulas de vivência capacitarão esses candidatos para a realidade do IFF. Sem dúvidas eles chegarão mais preparados – esse também é um objetivo do projeto. De fato, existe uma diferença muito grande entre uma escola regular e o Instituto Federal Fluminense. Entretanto, esses candidatos já estarão mais inseridos nessas particularidades.

Em suma, o grande diferencial do projeto é a coparticipação dos professores da rede municipal com a vivencia com alunos que já estudam no IFF.

Segundo a diretora executiva da Umes, Andressa Santos, as vagas foram preenchidas preferencialmente com os alunos do nono ano. Além disso, embora o curso tenha completado 50 vagas, foi decidido o aumento das vagas até 60 alunos. Inquestionavelmente, a procura foi grande.

Então, já existe lista de espera que será avaliada de acordo com frequência dos alunos, visto que o intuito é oferecer  oportunidade para quem tem interesse.

projeto
Início das aulas do Pré-IFF no Centro – Foto: PMM/Clarildo Menezes

Ainda de acordo com Andressa Santos, uma segunda edição do Pré-IFF acontecerá em 2019.

Parq aqueles que quiserem mais informações, a União Maricaense dos Estudantes (Umes) está localizada na Rua Alvares de Castro, 578 – Centro – Maricá (RJ).  Telefone: (21) 99444-4408

 

Veja também:

===> Qualificação profissional é prioridade: Maricá não quer errar como Macaé!

===> Itaipuaçu ganhará Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT)

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: