CEPT

Itaipuaçu ganhará Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT)

Compartilhe essa matéria:

Itaipuaçu ganhará Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT)

Na última sexta-feira (27) foi dado o início a obra do futuro Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT). O novo espaço será construído em uma área pública de 10 mil metros quadrados. Situado a Av. Jardel Filho (antiga Av. 2), entre as ruas 52 e 53, no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. Sendo assim, a unidade vai funcionar em tempo integral e atenderá cerca de cinco mil alunos.

CEPT
CEPT Itaipuaçu – Foto: Elsson Campos

De acordo com o projeto, o custo total da obra é estimado em R$ 44 milhões. Então o projeto, que está em fase de terraplanagem, vai contar com uma área de lazer, quadras poliesportivas, centro de gastronomia, um refeitório com capacidade para 420 pessoas, 22 laboratórios. Além disso, também terá uma horta comunitária, pista de skate e 286 salas de aula. O CEPT será a 21ª escola em tempo integral existente em Maricá, sendo a primeira a ter toda essa estrutura.

CEPT
CEPT Itaipuaçu – Foto: Elsson Campos

Por isso, o prefeito Fabiano Horta acredita que o CEPT vai proporcionar aos alunos um ensino de qualidade. Com aprendizagem em sala de aula, contato com práticas culturais, artísticas e musicais, além de terem um incentivo à agroecologia.

Saiba mais sobre o projeto

Inicialmente, a ideia do projeto de educação em tempo integral começou a ser pensada em 2008, pois era um desejo do vice-prefeito Marcos Ribeiro. Hoje, ele acredita que tenha sido a materialização de seu sonho.

Assim também, o secretário de Obras e Geral e de Governo, Renato Machado, classificou a estrutura como um marco na história da cidade. Pois, trata-se de um avanço no conceito de qualificação de escola profissionalizante. Já que se espelharam em exemplos de países europeus, onde se investiu muito em educação e se economizou bastante em saúde e segurança.

“Nós vamos dar condições para que muitas famílias possam deixar seus filhos em um lugar seguro e saber que no final da tarde eles vão estar alimentados, vão estar com professores capacitados e fazendo atividades esportivas. Eu acho que isso é um avanço para a cidade e espero que possamos levar esse exemplo para o País”, concluiu o secretário.

No entanto, no evento, foi relembrado pela secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, sobre as construções dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps).

CEPT
CEPT Itaipuaçu – Foto: Elsson Campos

“Nós vemos aqui o sonho de qualquer educador. Lembramos do Darcy Ribeiro sonhando com o Ciep, do Anísio Teixeira, que começou lá na década de 1930 falando da importância que tem a educação de tempo integral”, disse.

“A herança que um governo pode deixar para a sua população é o conhecimento. E este só consegue ser passado quando começamos a trabalhar desde a educação infantil e ir mudando a mentalidade”, acrescentou.

O evento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Aldair de Linda; dos secretários Celso Netto (Segurança, Ordem Pública e Trânsito), de Adelso Pereira (Conservação) e de Jorge Castor (Assistência Social); além dos diretores das escolas municipais e de outros representantes do governo municipal.

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/edital-de-concurso-publico-em-marica/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias 🎤🎥

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Itaipuaçu ganhará Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT)

Comments are closed.