Eleições 2018

Eleições 2018: Encerrou em 06/08 o prazo para oficializar as chapas completas de candidatos

Compartilhe essa matéria:

 Eleições 2018: Encerrou em 06/08 o prazo para oficializar as chapas completas de candidatos

Na segunda-feira (06/08), segundo a legislação eleitoral, foi o prazo final para que os partidos políticos oficializem os candidatos, vices, alianças ou coligações partidárias para as eleições 2018.

Até a noite de 05/08, ao todo foram apresentados nomes de 13 candidatos a seguir a disputa presidencial no dia 07 de outubro. Já que o PCdoB decidiu retirar a candidatura de Manuela D’Ávila.

Embora tenha encerrado a sua candidatura, a deputada federal Manuela ainda terá espaço na chapa petista. Logo após muitas reuniões com o PT, o PCdoB aceitou firmar o acordo, coligando-se oficialmente com o PT na disputa presidencial, onde Manuela deverá ser indicada a ocupar o posto de Fernando Haddad.

Conheça os candidatos à Presidência da República – Eleições 2018: 

  • Ciro Gomes (PDT)

No dia 20/07, em uma convenção nacional, o PDT confirmou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. Ciro já concorreu outras duas vezes ao cargo: em 1998 e 2002. Nesta segunda-feira, será feito o anúncio oficial de sua candidata a vice, a senadora Kátia Abreu (PDT-TO). O AVANTE confirmou apoio ao Ciro Gomes.

Eleições 2018
Ciro Gomes do PDT – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • Geraldo Alckmin (PSDB)

No sábado (04/08), em uma convenção nacional realizada na capital federal, o PSDB confirmou a candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República. Alckmin que é presidente do partido e ex-governador de São Paulo, foi escolhido para representar o partido praticamente unanimemente. Conforme votação feita, dos 290 votantes, 288 votaram a favor, tendo um voto contra e uma abstenção. A senadora Ana Amélia (PR-RS) será sua vice na chapa. O PR e PPS confirmaram apoio à candidatura de Alckmin.

Eleições 2018
Geraldo Alckmin do PSDB – Foto: José Cruz/Agência Brasil
  • Álvaro Dias (Podemos)

A candidatura do senador Álvaro Dias à Presidência da República foi oficializada em Curitiba. Sendo assim, até o momento, já conseguiram a coligação dos partidos PSC, PTC e PRP. Álvaro terá como vice o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro (PSC).

  • Cabo Daciolo (Patriota)

O deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo, foi oficializado como candidato à Presidência da República pelo Patriota. Visto que ele foi escolhido pelo partido por unanimidade. Suelene Balduino Nascimento, também do Patriota, será sua candidata a vice.

  • Guilherme Boulos (PSOL)

No dia 21/07, o PSOL confirmou a candidatura do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos. Já para assumir o cargo de vice, o partido elegeu Sônia Guajajara, representante do povo indígena.

Eleições 2018
Guilherme Boulos do PSOL – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
  • João Amoêdo (Partido Novo)

Na convenção ocorrida na capital paulista no dia 04/08, o Partido Novo confirmou a candidatura de João Amoêdo. Christian Lohbauer, cientista político, foi escolhido para ocupar o cargo de vice.

  • Henrique Meirelles (MDB)

No dia 02/08, o MDB confirmou o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como candidato à Presidência da República. O ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, foi escolhido para ser o seu vice na chapa.

Eleições 2018
Henrique Meirelles do MDB – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
  • Jair Bolsonaro (PSL)

O PSL confirmou no dia 22/07, que o deputado federal Jair Bolsonaro irá concorrer à Presidência da República. Para ocupar o cargo de vice na chapa foi escolhido o general Hamilton Mourão (PRTB).

Eleições 2018
Jair Bolsonaro do PSL – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • João Goulart Filho (PPL)

No domingo (05/08), o partido PPL oficializou João Goulart Filho como candidato à Presidência da República. Filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que atuou de 1961 a 1964, tendo o mandato interrompido pela ditadura militar. No entanto, esta é a primeira vez que Goulart Filho concorrerá ao cargo. O partido escolheu Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília, para ocupar o cargo de vice na chapa.

  • José Maria Eymael (DC)

Durante a convenção na capital paulista, realizada no dia 28 de julho, o partido Democracia Cristã confirmou a candidatura de José Maria Eymael. Assim como também seguirá na disputa presidencial, como seu vice na chapa, o pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa.

  • Marina Silva (Rede)

No dia 04 de agosto, na convenção nacional realizada pela Rede Sustentabilidade, o partido oficializou Marina Silva como candidata à Presidência da República das eleições 2018. Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), médico sanitarista, assumirá como seu vice na chapa.

Eleições 2018
Marina Silva e Eduardo Jorge – Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
  • Vera Lúcia (PSTU)

No dia 20/07, o PSTU confirmou a candidata Vera Lúcia à Presidência da República. Para assumir o cargo de vice, o partido escolheu Hertz Dias. De acordo com o partido, o PSTU não fará coligação com nenhum outro partido para a campanha presidencial. Além disso eles não farão alianças nas eleições estaduais.

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

No dia 04 de agosto, a convenção nacional do PT confirmou Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República nas eleições de 2018. O PT conseguiu o apoio dos partidos PCO, PROS e, agora por último, PCdoB. Embora esteja preso em Curitiba, o ex-presidente Lula emitiu uma carta escrita onde ele afirmou que “querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas.” Fernando Haddad seguirá na disputa como seu vice.

Eleições 2018
Convenção Nacional do PT para lançamento da candidatura de Lula para presidente – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Eleições 2018
Manuela D’Ávila do PCdoB – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até o início da noite de ontem, a deputada estadual Manuela D’Ávila, do PCdoB, era uma das candidatas a concorrer à Presidência da República pelo partido. Entretanto, após muitas reuniões entre os partidos (PT e PCdoB), foi firmado um acordo, onde o último retiraria Manuela como candidata e apoiaria a candidatura do PT. Assim sendo, Manuela ainda teria espaço na chapa petista nas eleições 2018.

Segundo o acordo firmado, ele visa com que o PCdoB apoie o PT na corrida presidencial e que, em troca, Manuela venha a assumir o posto de Haddad. Uma vez que o ex-presidente Lula poderá ser impedido de ser candidato pela Lei da Ficha Limpa. Sendo assim, Fernando Haddad ocuparia o cargo para concorrer à Presidência e Manuela viria como sua vice.

 

Foto Destaque: Agência Brasil/EBC

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/itaipuacu-ganhara-cept/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias 🎤🎥

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: