canal

Prefeitura abre canal da Barra de Maricá que liga o mar às lagoas

Compartilhe essa matéria:

Prefeitura abre canal da Barra de Maricá

O presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado e o secretário municipal de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, acompanharam de perto o trabalho de abertura do canal da Barra de Maricá, iniciado na manhã desta quinta-feira (31/01).

“A abertura esporádica do canal da Barra vai gerar renovação das águas numa época de muita seca. Além da  mortandade de peixes e diminuição do volume da lagoa. O fluxo de águas vai gerar uma consequente melhora da qualidade do nosso sistema lagunar. Vamos trabalhar para revitalizar a vida orgânica de nossas lagoas”, afirma o prefeito Fabiano Horta.

Autorizado pelo Inea após reunião com o prefeito Fabiano Horta na última quarta-feira (30/01), o serviço tem o objetivo de renovar as águas da lagoa. Sem dúvida, essencial para a revitalização do oxigênio e diminuição da mortandade de peixes e restauração de plantas nativas. Logo, a medida é comemorada pelos pescadores nativos da região.

 

Nidia Freitas SalãoEspelho MeuM1tv-indoor, slider

 

“Agradecemos ao Governo do Estado, através da secretaria de Meio Ambiente e do Inea.  De fato, foi entendida a necessidade emergencial da abertura do canal da Barra de Maricá para salvar nossas lagoas”, disse Renato, ressaltando que esta não é uma medida definitiva.

“É importante ressaltar que esta não será uma abertura permanente. E, sim uma medida emergencial, que utilizará os picos de maré alta para oxigenar as lagoas. Fizemos uma batimetria e alguns estudos hidrográficos. Com efeito,  os estudos mostraram que nos picos de maré alta a água vai entrar, e no pico de maré baixa ela vai soterrar a área. Desta forma, diariamente faremos trabalhos manuais para o controle da vazão”, explicou o presidente da Somar.

 

A obra e alegria dos moradores 

De fato, quatro máquinas, sendo duas escavadeiras de esteira e duas S90, fazem a retirada da areia. Além do aprofundamento da área, que tem cerca de 200 por 300 metros.

“Pretendemos chegar no ponto de abertura no sábado (02/02), por volta de 10h ou 11h. Por isso, estamos trabalhando com muita intensidade. Além disso, as máquinas estão fazendo a retirada de cerca de um metro cúbico de areia por minuto. Mais duas máquinas estão para chegar, a saber, duas esteiras de braços longos para ajudar na celeridade”, afirmou Renato Machado.

Morador da Barra de Maricá há 48 anos, o aposentado Mauro José Fernandes, de 75 anos, apoiou a iniciativa.

“Estamos sentindo que nossas lagoas estão morrendo, alguma coisa tem que ser feita mesmo, e tudo que está se fazendo para o bem, tem que dar certo”, disse.

Desse modo, a comerciante Ieda Viana, de 51 anos, comemorou a chegada das equipes.

“Estou muito feliz por vê-los aqui, visto que esta obra é muito importante para nós.” finalizou

*Fotos: Clarildo Menezes, Gabriel Reis e Fabrício Correa

Veja também:

Brasil pode adotar “pequenas sanções” à Venezuela, diz Mourão

 

Nova Sideral sliderQuiosque Garota de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *