políticas de sustentabilidade

Políticas de sustentabilidade socioeconômica e ambiental

Compartilhe essa matéria:

Convite

Antes de mais nada, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) faz um grande convite. De fato, convida pesquisadores, profissionais do setor privado, empresários, representantes da sociedade civil, formuladores de políticas públicas e servidores públicos. O convite é para o envio de estudos de casos sobre investimentos de impacto para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

O que é e qual o seu objetivo

O “Big Push para a Sustentabilidade” é uma abordagem para analisar articulação e coordenação de políticas. Por certo, políticas públicas, corporativas e comunitárias, nacionais, regionais e locais, setoriais, tributárias, regulatórias, fiscais. Como também políticas de financiamento, de planejamento, de inovação, de capacitação, etc. Consequentemente, que alavanquem investimentos (nacionais e estrangeiros). O objetivo é produzir um ciclo virtuoso de crescimento econômico, gerador de emprego e renda. Além disso, produzir ciclo redutor de desigualdades e de brechas estruturais e promotor da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A CEPAL desenvolveu os contornos conceituais e analíticos básicos do “Big Push para Sustentabilidade”. Agora, busca reunir estudos de casos que permitam analisar as oportunidades e desafios para se colocar em marcha um grande impulso (Big Push). Com efeito, um grande impulso para um estilo de desenvolvimento mais sustentável no Brasil.

Políticas que serão consideradas

Serão entendidos como estudos de caso do “Big Push para a Sustentabilidade” experiências e exemplos de ações, medidas, planos, estratégias, programas, políticas etc. que ajudem a impulsionar um conjunto de investimentos. Sem dúvida que destinado a dar maior sustentabilidade socioeconômica e ambiental ao estilo de desenvolvimento predominante local, regional ou nacionalmente. Para serem elegíveis, os estudos de caso devem ser capazes de reportar pelo menos um indicador de cada dimensão do desenvolvimento sustentável, a saber, econômico, social e ambiental, detalhados nas regras dessa chamada.

Reconhecimento do estudo

Os estudos de casos que forem considerados elegíveis formarão parte de um repositório de casos de “Big Push para Sustentabilidade no Brasil”. Aqueles considerados mais transformadores serão reconhecidos e comporão uma publicação, que deve ser apresentada em evento paralelo à 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP25 da UNFCCC) em Santiago, no Chile, em dezembro deste ano.

Como participar

Então, os estudos deverão ser enviados até 11 de agosto para o endereço eletrônico CEPAL.Brasilia@cepal.org com o título “Estudo de caso Big Push para a Sustentabilidade – [título do estudo de caso]”. Solicita-se que os estudos de casos sejam apresentados de forma resumida, entre 4 mil e 6 mil palavras, para fins de consideração para publicação.

Clique aqui para acessar as regras detalhadas da chamada.

Foto Destaque: Contraste entre as desigualdades no município do Rio de Janeiro, de Luiz Gonçalves Martins – ODS 10

 

Enfim, veja também:

 

>>>>>>> Lagoa Limpa Mar de Peixe comemora dois anos. Parabéns!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: